Notícias

Lançado Firefox 14 para Android

Você é apaixonado pelo Firefox? Ok, provavelmente não chegue a tanto, mas talvez ele seja o seu navegador principal e você o admire pelas qualidades, recursos, interface e velocidade. Pois bem, hoje a Mozilla liberou a 14ª versão do seu carro-chefe, mas desta feita, para os smartphones que rodam o sistema operacional Android. E uma coisa é certa: com esta atualização, o navegador ficou tão bom quanto no desktop e é, talvez, o melhor browser que você pode usar em um celular. As três qualidades principais desta nova versão, segundo os desenvolvedores, são: segurança, velocidade e inteligência. Vamos dar um passeio pelas principais novidades.

Interface

A interface do Firefox 14 for Android foi remodelada e agora apresenta um ar mais leve e sóbrio. Baseado em tons claros de azul, agora vemos bordas arredondadas e um trabalho de finalização mais aprimorado. As abas, agora se encontram no topo e dispostas lado a lado, assim como acontece na versão para desktop. E ainda a exemplo da versão voltada para sistemas convencionais, o Firefox 14 apresenta agora o recurso de Speed Dial, que lista os sites mais visitados, favoritos, etc. Esse, na minha opinião, é um recurso muito útil e que eu adoro desde que eu o vi pela primeira vez no Opera. Isso é uma grande evolução em relação à versão anterior do navegador.

Desempenho

Esta nova versão trouxe, além de uma nova interface, um incremento na velocidade do programa. Diferentemente da versão anterior, que dava náuseas de tão lenta, o Firefox 14 executa todos os comandos com uma velocidade e fluidez impressionantes. Tarefas como dar zoom, mudar a orientação da tela, toques, digitação, carregamento de páginas e até a abertura do browser estão bem mais rápidas e naturais. Você deve agradecer toda essa abundância de desempenho e robustez ao novo motor JavaScript, batizado de JägerMonkey. Não posso afirmar que ele é o melhor motor do mercado – a não ser que eu faça uns testes bem rigorosos – mas que ele tem o nome mais cool de todos, ah, isso tem!

Navegação

Com a nova interface, a navegação também ficou mais rápida, já que as principais opções estão bem localizadas e facilitam a vida do usuário. O browser agora tem um melhor suporte aos padrões web, principalmente os que envolvem o Flash – embora este esteja caindo em desuso -, HTML5 e CSS 3. Isso garante que o usuário sempre possa aproveitar o conteúdo multimídia que é publicado na web, como vídeos, jogos e outras aplicações.

Recursos

O Firefox 14 traz, ainda, um recurso chamado de Awesome Screen, desenvolvido pela Firefox Sync. Esta feature tem como função sincronizar todos os favoritos, históricos, senhas salvas e outras configurações entre os navegadores. Ou seja, se você usa o Firefox no seu computador, poderá sincronizá-lo com o app instalado no smartphone. Eu, particularmente, acho isso um grande recurso e uma mão na roda! Além dessa sincronização, o usuário ainda dispõem de alguns add-ons que, em tese, acrescentam na experiência de navegação. Há, ainda, uma ferramenta de benchmark, desenvolvida pela própria Mozilla. Nela, o Firefox 14 dá um show de desempenho e atinge 40 FPS, enquanto que o navegador nativo fica com míseros 12 pontos. A título de curiosidade, o Opera Mini, segundo colocado, fica com 21.6 e o chrome for Android com 19.6. Uma grande diferença em relação aos 40 FPS do Firefox.

No benchmark da própria Mozilla, adivinhe só, o seu navegador ganha

E para completar a lista de funcionalidades, estão ainda incluídas os recursos: Do Not Track, Master Password e HTTP Strict Transport Security, que fazem jus a uma das qualidades deste novo navegador, a segurança.

Concluindo

As mudanças foram tão notáveis que os engenheiros da fundação consideram essa versão como a 1.0, tamanho foi o salto em qualidade e usabilidade. Também, não é para menos. Desde o ano passado eles trabalham nessa atualização. Com tanto empenho e dedicação, todo esse esforço e trabalho teria de ser recompensado. E eis o resultado. Johnathan Nightingale, diretor de engenharia do Firefox, revelou ainda que eles estão trabalhando numa versão para tablets, obviamente Android, já que o iOS não aceita o motor de renderização que o Firefox usa, a saber, Gecko. Como noticiamos antes, a Mozilla trabalha em um navegador totalmente novo, desta vez, voltado para a plataforma da Apple.

Mesmo assim, ainda existem alguns problemas, algumas arestas a serem aparadas. Alguns usuários reportaram alguns bugs e instabilidades, bem como travamentos. Os vídeos, ora são executados online, ora são baixados para o cartão SD e alguns recursos que hoje são básicos ficaram de fora, como a navegação privada. Além disso, o usuário que acessar um site que possua versão para celular ficará preso nela, sem poder alternar para a versão para desktops. A Mozilla já está ciente de todos esses erros e já estão trabalhando para corrigi-los nas próximas atualizações. No mais, o Firefox 14 for Android se mostrou um dos melhores navegadores móveis da atualidade. Você pode baixá-lo diretamente da Google Play, antigo Android Market, gratuitamente.

Download | Firefox 14 for Android

E então, o que achou deste novo Firefox, desta vez no mundo dos dispositivos móveis: Deixe a sua opinião nos comentários! E para finalizar, um vídeo com uma demonstração do navegador:

http://www.youtube.com/watch?v=uKqyxhEUrBg&feature=player_embedded

[The Mozilla Blog]
Tags: Internet, Mozilla

Você também vai gostar

Leia também!