Notícias

Mozilla anuncia Firefox OS, a evolução do Boot to Gecko

A Fundação Mozilla está mesmo querendo fincar suas garras no mercado de dispositivos móveis. Já faz algum tempo, nós aqui do Guia do PC estamos cobrindo notícias que dão conta das investidas da desenvolvedora do Firefox no mercado móvel. Veja alguns exemplos:

Pois bem, já tem um tempo eles estão desenvolvendo um sistema operacional móvel, até então batizado de Boot to Gecko. A proposta dele é diferente dos sistemas móveis que conhecemos – iOS, Android e Windows Phone. Segundo os desenvolvedores, o Boot to Gecko não seria uma plataforma. A plataforma seria a própria web, a própria internet. Se valendo de padrões web abertos, o novato sistema daria amplo suporte às tecnologias HTML5, CSS 3 e outras que compõem a grande rede e nos possibilitam visualizar as mais diferentes formas de mídia, seja um vídeo no Youtube ou um podcast de um site qualquer.

Hoje, porém, a Mozilla anunciou em seu blog oficial algumas novidades para o sistema. Ele não se chamará mais Boot to Gecko. A partir de hoje ele atenderá pelo nome de Firefox OS. Nome bem mais apresentável que o primeiro, não acha? Além de gozar de todo o prestígio que a marca “Firefox” tem. Querendo ou não, é um dos navegadores mais usados do mundo! Mas não foi só isso. A Fundação também informou que eles fecharam grandes parcerias, como por exemplo com as fabricantes Alcatel e ZTE. Além delas duas, as operadoras de telefonia Deutsche Telekom, Etisalat, Smart, Sprint, Telecom Italia, Telefónica e Telenor também se juntaram ao time da raposa de fogo.

Eu destaquei os nomes da Telecom Italia e da Telefónica pois são elas as responsáveis pelas operações da TIM e da Vivo aqui no Brasil. E se o Firefox OS vier ao Brasil, provavelmente será pela mão dessas duas operadoras. Outro destaque é que a Mozilla não visa disputar diretamente com a Apple e a Google no setor high-end dos smartphones, mas sim na parte de baixo da tabela, com os aparelhos low-end, ou “de entrada”. Na minha modesta opinião, eu acho que a Mozilla tem grandes chances neste nicho. O mercado low-end está repleto de telefones baratos com Android, que não são essa coca-cola toda. Um aparelho barato, com a marca da Mozilla e uma usabilidade agradável, tem tudo para ganhar muitos consumidores.

No entanto, isso é mera especulação minha. Pode ser que ele seja lançado e se torne um verdadeiro fiasco. Enfim, só saberemos quando ele for efetivamente lançado, no início de 2013. E, à propósito, só pra saber: Você compraria um telefone com Firefox OS?

[The Mozilla Blog]
Tags: Mozilla

Você também vai gostar

Leia também!