A Microsoft sempre foi tida como uma empresa conservadora e não muito dada à inovações. Mesmo sendo líder no mercado de sistemas operacionais, ela nunca se arriscou em promover mudanças drásticas no seu carro-chefe. Porém, desde o anúncio do Windows 8 que ela vem quebrando paradigmas. Modificou o sistema quase que por completo, o que dividiu opiniões e aboliu uma série de características clássicas do sistema. O maior exemplo é o Menu Iniciar clássico, mas posso citar também as transparências Aero que foram totalmente abolidas. De fato, podemos dizer que o Windows 8 é um novo sistema operacional! E as mudanças não param de acontecer.
O site chinês Windows8China fez o favor de vazar algumas imagens da nova build do sistema, de número 843x. E elas revelam que a Gigante de Redmond alterou outro item clássico de seu produto: o Windows Explorer. O gerenciador de janelas do sistema, que é por onde podemos navegar pelas diversas pastas e subpastas, está conosco desde o jurássico Windows 95, se eu não estiver enganado. E, ao que tudo leva crer, ele mudará de nome. Passará a ser chamado de File Explorer. O site chinês não relatou nenhuma outra mudança no gerenciador de janelas, apenas o nome. Por que, então, a Microsoft mudaria apenas o nome?
Não é nada oficial ainda, mas especula-se que se essa pequena mudança realmente acontecer, seja para unificar a experiência dos usuários, que terão contato com o Windows 8 não apenas nos PCs comuns, mas também em tablets. Na explicação deles, o nome Windows Explorer faz sentido apenas no PC, onde a plataforma já é consolidada. Mas nos tablets, onde o sistema é algo totalmente novo para os consumidores “não-geeks”, a velha alcunha não faria sentido. Assim, eles trocaram por algo genérico como File Explorer. Eu, particularmente, não sei o quê uma coisa tem a ver com a outra. A não ser que eles tenham feito modificações na forma como procuramos arquivos e pastas, não vejo uma justificativa válida para esta mudança.
Se a justificativa for mesmo essa, de não confundir os usuários do Windows desktop com o Windows tablet, eu me pergunto: como ficarão outros recursos, como Windows Media Player, Windows Media Center, Windows Update, Windows Defender e outros? A Microsoft dará um novo nome para todos eles? Em caso afirmativo, essa atitude poderá confundir mais ainda os usuários, já acostumados com a nomenclatura padrão do sistema, usada já por muitos anos. Veja algumas screenshots tiradas pelo site chinês, comprovando a mudança:
[Neowin]