Notícias

Patente da Apple pode prejudicar Ultrabooks

Apple patenteou nos EUA o design exterior de seu produto MacBook Air. De acordo com a patente D661,296,  características como o equipamento ser mais fino em um lado e mais grosso em outro, agora seriam de propriedade da empresa de Cupertino.

A notícia colocou em alerta fabricantes de UltraBooks, conceito de notebooks ultrafinos e de alto desempenho criado pela Intel. Fabricantes como HP, Dell, Asus e companhia poderiam estar em sérios apuros e uma longa briga nos tribunais poderia começar. O assunto é tão preocupante que em razão da generalidade da patente, o governo de Taiwan, no outro lado do mundo, já está preocupado com a notícia. De acordo com representante do Ministério de Assuntos Econômicos de Taiwan o alerta foi emitido para várias fabricantes e uma reunião irá decidir que medidas tomar. Acredita-se que o governo do país asiático irá tomar atitudes enérgicas, pois a patente da Apple poderia prejudicar fabricantes taiwanesas como Asus e Acer.

A preocupação maior é que as vendas de equipamentos similares, mesmo que não sejam iguais, possam ser bloqueadas, principalmente nos EUA, onde a Comissão de Comércio Exterior tem discricionariedade para bloquear os aparelhos acusados de acordo com sua análise, sendo possível desconsiderar a prática dos Tribunais, onde um produto só tem suas vendas bloqueadas em último caso, depois de todas as tentativas de acordos.

Vale lembrar que Richard Posner, o Juiz do caso “Apple versus Motorola”, afirmou que o sistema de patentes está obsoleto e em virtude disto, do ambiente acirrado e com altos lucros do setor de tecnologia, seria atraente para processo com simples função de prejudicar os concorrentes. Para o juiz e professor da Universidade de Chicago, é possível que patentes não sejam necessárias na maioria dos setores.

Enquanto nova confusão sobre patentes não começa, ficamos na espera, esperançosos, torcendo para que mais uma vez a briga não acabe prejudicando o mais fraco no embrolho todo, o consumidor.

[IDG Now! | ZDNet | Reuters]

Tags: Apple, Hardware

Você também vai gostar

Leia também!