Seção de tecnologia no portal da Bloomberg, um dos maiores grupos de mídia do mundo, cujo dono é o prefeito de Nova Iorque, divulgou que o Facebook estaria por lançar seu próprio smartphone.
De acordo com o site de notícias, a empresa da rede social mais acessada do mundo estaria desenvolvendo um smartphone topo de linha com a taiwanesa HTC. O “Facebook Phone” seria lançado com uma versão modificada do Android, o sistema operacional baseado em Linux da Google e líder de mercado. As informações falam que o lançamento do celular inteligente seria meados de 2013.

No entanto, em comunicado, Mark Zuckerberg desmentiu a notícia. Zuckerberg afirmou não ter plano algum de lançar um smarphone com a marca Facebook e declarou que tal aparelho não faria sentido e que o foco da empresa é software e não hardware. Mark ainda citou a parceria com a Apple, e juntos estão desenvolvendo aplicativos para integrar as plataformas das duas empresas.
O boato de um “Facebook Phone” não é novo. Desde 2010 surgem rumores de um celular inteligente desenvolvido pela rede social. Entretanto os responsáveis pelo Facebook afirmam que seu compromisso é com toda a indústria, fazendo parceria com a fabricantes de smartphones, operadoras, desenvolvedores de aplicativos e de sistemas operacionais.

Ao que tudo indica não veremos um “Facebook Phone” tão cedo. Mas caso aparecesse, a vida do aparelho não seria fácil com a Apple como referência no mercado, a Samsung transformando a linha Galaxy na mais vendida do mundo e a Microsoft investindo pesado no Windows para smartphones. Ou será que os 90 milhões de usuários do Facebook faziam a diferença?