Notícias

Ubuntu 12.10 implementa login em desktops remotos

Canonical anunciou mais uma novidade para a próxima versão de seu sistema operacional baseado em GNU/Linux. O Ubuntu 12.10 “Quantal Quetzal” ou “Quetzal Quântico”, em português, trará opção para login remotos de maneira fácil, direto na tela de entrada de usuário.

A ideia da empresa britânica é permitir o acesso a um desktop remotamente, sem necessidade de entrar em uma conta preestabelecida daquele equipamento. A própria tela de login será o portão para a funcionalidade. E tudo já virá instalado por padrão.

Acesso remoto no Ubuntu 12.10 pela tela de login / Imagem: Ted Gould via OMG! Ubuntu!

No primeiro acesso, o usuário configurará a conta remota. Será preciso cadastro no Ubuntu One e então será possível configurar o acesso.

Gerenciador de Desktops Remotos da Canonical / Imagem: OMG! Ubuntu!

A funcionalidade conta com, pelo menos até agora, com 3 protocolos de acesso remoto:

Veja vídeo disponibilizado pelo site OMG! Ubuntu!:

[youtube id=”D3niKXbHQUo” width=”600″ height=”350″]

Essa nova funcionalidade talvez não atraia a atenção de muitos usuário domésticos, mas certamente é mais uma opção para usuários geeks, avançados e principalmente corporativos, um dos focos da Canonical no mercado.

Ubuntu 12.10 “Quantal Quetzal” será lançado em 18 de outubro deste ano, mas já pode ser testado baixando o sistema operacional no site oficial do projeto:
http://releases.ubuntu.com/quantal

Com informações de OMG! Ubuntu!

Tags: Linux

Você também vai gostar

Leia também!