Notícias

Receita Federal está apreendendo e destruindo iPhones 5 enviados ao Brasil

iphone_confiscado
iphone_confiscado
Crédito da imagem: Blog do iPhone

A Apple anunciou o iPhone 5 no começo do mês passado e iniciou as vendas poucos dias depois, nos EUA e outros países. O Brasil, como já é costumeiro, ficou de fora das remessas iniciais e só deve receber o aparelho lá pelo mês de dezembro. Parece muito tempo para os brasileiros esperarem, já que muitos estão recorrendo a diversos meios para adquirirem o gadget no exterior. Mas atenção, se você pediu para algum amigo/parente enviar de lá pelos correios ou, ainda, comprou o smartphone por algum site, como o eBay, corre sérios riscos de ter seu investimento apreendido pela Receita Federal. Explico.

O Blog do iPhone recebeu a seguinte mensagem de um leitor, identificado como Luiz Soares, de Curitiba:

Comprei um iPhone 5 pelo eBay semana passada (23/09) de um vendedor nos EUA. Tive o cuidado de solicitar que me fosse enviado na modalidade não expressa (priority mail) e não EMS, para tentar minimizar as chances de tributação. Mas para a minha infelicidade, não foi a tributação o problema. Por não ser homologado no Brasil, sua importação é proibida e o item foi apreendido e será infelizmente destruído

Por que a Receita Federal está confiscando todos os iPhones que vêm do exterior? O motivo é simples: O aparelho ainda não foi homologado pela Anatel, desta forma, ele não pode ser importado e muito menos comercializado no país. Mesmo se ele for enviado como presente (gift) a apreensão ocorrerá. Está na lei. Qual o destino dos iPhones apreendidos? A destruição. Sim, pelo menos em tese. Mas podemos confiar, já que o povo brasileiro é honesto e com certeza os fiscais da Receita destruiriam um aparelho caro e exclusivo, que em breve estará autorizado a funcionar no Brasil.

Qual o jeito, então? Há duas saídas. A primeira e mais fácil, é esperar o aparelho ser homologado. O órgão regulador demora em torno de 30 a 45 dias para avaliar e autorizar o novo gadget. Mas isso depende muito também de quando a Apple dará entrada junto à Anatel. A segunda forma é trazendo direto na bagagem, sem passar pelos correios. Até agora, não houve problemas com esse método. De qualquer forma, fica o aviso: se está pensando em adquirir o iPhone 5 no exterior e mandá-lo pelos correios, é melhor esperar mais um pouco, sob o risco de perder um bom dinheiro.

Com informações: Blog do iPhone

Tags: Apple, Gadgets

Você também vai gostar

Leia também!