Notícias

Ficou de Fora: Negação da Receita Federal, Bolsa Campus Party, opiniões de Steve Wozniak, dentre outras coisas

Na coluna Ficou de Fora de hoje, vamos falar sobre a recente polêmica com a Receita Federal e os iPhones, os preços da campus Party 2013, as vantagens dos mapas da Apple e algumas opiniões de Steve Wozniak, além de outras coisinhas mais. Veja as notícias que ficaram de fora da nossa cobertura principal.

Receita Federal nega apreender iPhones 5 importados

Lembra daquela notícia que publicamos ontem sobre a Receita Federal estar apreendendo e destruindo iPhones 5 importados? Então, o órgão negou tal prática. Segundos os fiscais da Receita, eles não estão apreendendo iPhones importados, e sim somente aqueles que são oriundos da China. Mas nesse caso há uma pequena confusão. Todos, ou quase todos os iPhones são fabricados na China. E de lá, enviados para o resto do mundo. O leitor Luiz Soares, que teve seu aparelho apreendido, comprou-o numa loja americana, o eBay, e dificilmente ele seria falsificado. As explicação da Receita Federal não ficaram muito claras nesse ponto.

Você pode ler mais detalhes sobre isso nestes posts do Olhar Digital, Tecnoblog e Blog do iPhone.

Bolsa Campus Party e protestos contra o evento

Ainda ontem, nós também falamos da definição da data e local da Campus Party. O evento em si deixou todo mundo animado. O que não caiu bem foram os preços. R$ 300,00 é o preço promocional! Como forma (patética) de protesto, alguns espertinhos derrubaram o site da organizadora do evento por meio de um ataque DDoS. No Twitter, podemos ver a insatisfação geral dos que admiram a Campus Party:

campus_party_ddos_paco
Internautas insatisfeitos com o preço da entrada da Campus Party

O preço está tão alto que nesta edição foi feita até a Bolsa Campus Party. Não, não é brincadeira. Os organizadores do evento falaram que campuseiros de baixa renda poderão pagar metade do valor ou, em alguns casos, conseguir a isenção total. Ainda não ficou claro quais os critérios para isso, mas já sabe-se que essa modalidade de ingresso só passará a ser válida a partir de novembro.

Mais informações: TechTudo e Tecnoblog

Mapas da Apple consomem menos banda

No evento de apresentação do iPhone 5, a Apple inaugurou o seu sistema de mapas, em detrimento da ótima solução do Google. O resultado foi muitos usuários insatisfeitos, já que a alternativa da Maçã tinha uma base de dados muito pequena e alguns erros muito grotescos. A coisa ficou tão feia que o CEO da empresa, Tim Cook, se desculpou publicamente pelos mapas da Apple. Mas em uma coisa ele é melhor: no consumo de banda. Ele consome até 80% menos dados que o Google Maps. Isso acontece por que os mapas da Apple são desenhos vetoriais, que são carregados por códigos e não por imagens bitmap, como é o caso da Google. Além do mais, sempre que você dá zoom in ou zoom out, a imagem não é recarregada. Assim, no futuro, o Apple Mpas tem boas chances de ser uma excelente alternativa.

Fonte: Blog do iPhone

Lojas próprias da Microsoft

No final desse mês, a Microsoft não lançará apenas o Windows 8 e o seu tablet Surface, mas também suas lojas próprias. Talvez tentando repetir o sucesso que são as Apple Retail Store, a Gigante de Redmond abrirá mais de 30 lojas próprias, espalhadas pelos Estados Unidos e Canadá. No site oficial da empresa, vemos até este banner abaixo, pedindo para Nova York se preparar:

anuncio-da-inauguracao-das-lojas-esta-no-site-da-microsoft

Nessas lojas, serão vendidos PCs Windows, licenças do sistema, smartphones com Windows Phones, jogos, periféricos, o tablet Surface e outras coisas. Nos próximos 2 ou 3 anos, a empresa de Bill Gates tentará abrir mais 75 novas lojas pelo mundo todo. E que venha para o Brasil!

Fonte: ZDNEt

Steve Wozniak sugere algumas mudanças para a Apple

Steve Wozniak, o gênio do hardware e o cofundador da Apple, falou ao site Slashdot sobre algumas das coisas que ele gostaria que mudassem na empresa. Por exemplo, ele disse que gostaria de ver o iTunes no Android. Se a Apple o levou para o Windows, por que não levá-lo também para outra plataforma móvel? Ele gostaria de ver menos processos e mais contratos-cruzados entre as empresas, para que os telefones fossem ainda melhores do que o são hoje. Ele disse também que gosta de telefones com telas maiores. E o iPhone agora está indo no caminho certo.

Falando sobre a morte de Steve Jobs e a falta que ele pode fazer à Maçã, ele mencionou que na época que o Jobs voltou para a empresa, em 1997, eles introduziram vários jovens talentos. São mentes inovadoras. Agora seria a hora de fazer isso novamente. Woz também falou sobre a disputa padrão aberto versus padrão fechado. Ele disse que gosta bastante do padrão aberto, mas admite que eles são mais complexos. Sistemas fechados, como o da Apple, são ótimos para mães, tios e avôs. Ou seja, pessoas que não entendem muito de tecnologia.

Você pode ver a entrevista completa no site do Slashdot.

Samsung vai processar Apple por violação de patente no iPhone 5

E essa briga não tem fim. Assim como prometido, a Samsung vai instaurar um processo contra a Apple, afirmando que ele viola 08 patentes da tecnologia 4G (LTE). As informações ainda são escassas, mas provavelmente a sul-coreana queira o banimento do iPhone 5 nos Estados Unidos, assim como aconteceu com o Galaxy Tab 10.1. Segue a declaração da Samsung:

Nós não temos escolha a não ser tomar as medidas necessárias para proteger nossas inovações e direitos de propriedade intelectual.

Eu acho difícil eles conseguirem tal banimento.

Fonte: The Next Web e Reuters

Irã desbloqueia Gmail e Google

Há poucos dias o governo do Irã bloqueou no país o acesso ao Google e ao Gmail. Segundo eles o bloqueio aconteceu devido a tentativa de bloquear o YouTube, que continua restrito. Como os serviços da Google são muito integrados, o bloqueio de um acabou gerando o bloqueio dos outros dois. Mas agora tudo se normalizou por lá. Tanto o acesso por HTTP como por HTTPS estão liberados. ainda assim, o governo manteve a promessa de criar uma rede próprio. Além disso, eles anunciaram um sistema de busca próprio, que é o Fakhr (Orgulho) e um serviço de e-mail, o Fajr (Amanhecer).

Fonte: ZDNet

Tags: Apple, Eventos, Google, Internet, Microsoft

Você também vai gostar

Leia também!