Notícias

iPhone 5 é homologado pela Anatel

Você lembra daquela recente polêmica envolvendo a Receita Federal e iPhones 5 importados? Um leitor afirmou que o órgão federal estava apreendendo e destruindo os novos aparelhos da Apple porque eles não haviam sido homologados pela Anatel e, portanto, não podiam ser nem importados e nem comercializados no Brasil. O órgão negou posteriormente que o motivo das apreensões tenha sido esse. Mas na noite de ontem, todos os problemas que poderiam ocorrer devido à falta de homologação do iPhone 5 acabaram. A Agência Nacional de Telecomunicações certificou e autorizou a comercialização do cobiçado gadget da Apple no país.

certificado-iphone-5-anatel
Certificado de Conformidade Técnica

O número de homologação é 2683-12-1993. E o modelo do aparelho que foi certificado é o A1428. Esse modelo é o mesmo que é vendido pelo operadora americana AT&T. Isso significa que o novo celular não será compatível com as nossas futuras redes 4G, que já estão sendo testadas no país. Havia rumores que diziam que a Maça prepararia uma versão do iPhone 5 que seria compatível com a nossa frequência. Até parece. Junto do Certificado de Conformidade Técnica, podemos ver também o Manual do Usuário, no formato PDF.

Uma coisa curiosa que foi encontrada no certificado de homologação, foi a presença da fábrica brasileira da Foxconn, localizada em Jundiaí-SP, como uma das unidades fabris. A outra, se encontra na China e é a que produz a maior parte de iGadgets que vai para o mundo todo. Isso é um bom sinal, pois mostra que esta fábrica tem plenas condições de dar andamento à produção do iPhone 5. Mas isso não quer dizer que ele já esteja sendo montado aqui. Para que isso aconteça, é preciso que a linha de produção já esteja montada e os funcionários, claro, devidamente treinados. Mas parece que isso ainda não ocorreu. Mas em breve, quem sabe, poderemos ter na loja iPhones 5 legitimamente brasileiros.

iphone-5-homologado
Este é o iPhone 5 homologado pela Anatel

Agora a pergunta que não quer calar: quando ele começará a ser vendido no país? Como era de se esperar, ainda não há nenhuma data definida. Isso depende exclusivamente da Apple, que não divulga absolutamente nada. Mas, se formos nos basear no lançamento do aparelho anterior, o 4S, provavelmente em novembro ele já esteja à venda na nossa terrinha. O 4S levou apenas 2 meses para ser vendido aqui após a homologação. E como a Apple garantiu que ainda esse ano o Brasil será incluído na lista de países que receberão o iPhone 5, podemos apostar forte nessa data.

Agora quanto você acha que o iPhone 5 custará aqui no Brasil? Os mesmos 2 mil reais do iPhone 4S, com este baixando de preço? Deem os seus palpites!

Tags: Apple, Gadgets

Você também vai gostar

Leia também!