A Microsoft sempre foi tida como uma empresa quadrada e conservadora. Mas devemos admitir que nos últimos anos ela não vem fazendo jus a esse título. Lançou um bem sucedido console de games, o Xbox 360, um sistema operacional móvel bem robusto e diferente, o Windows Phone e agora está prestes a lançar o Windows 8, nova versão de seu carro-chefe que quebrou vários paradigmas. Junto com o novo sistema, a Gigante de Redmond entrará no nicho dos tablets, amplamente dominado pelo iPad, com o Surface.
E para mostrar que ela não está de brincadeira, ela soltou esse pequeno vídeo diretamente de seus laboratórios, mostrando um pouco do processo de produção do Surface. Veja:
Neste vídeo, eles falam sobre os desafios que a equipe teve de enfrentar para finalizar o desenvolvimento. Por vezes, eles achavam que “estavam levando uma semana para mover um átomo ou pixel do lugar“. Além do tablet em si, eles tiveram que criar novas máquinas para fabricarem determinadas partes do hardware e para realizarem o teste de qualidade. E eles tiveram de criá-las para levá-las para as linhas de montagem, para garantir que a qualidade do equipamento seria a mesma em todo o mundo. Eu acho esse empenho e perfeccionismo absolutamente louváveis.
Eles falaram também dos desafios de criar um teclado tão fino a ponto de se transformar numa capa protetora. Eles achavam que não era possível, e no final conseguiram deixar 1 mm mais fino do que no projeto original. Enfim, se você quiser ler com mais detalhes, o Gizmodo publicou um artigo que fala sobre toda a linha de produção. É realmente interessante. Ainda ontem, falamos sobre as especificações e os preços da versão com Windows RT. Não sei você, mas eu estou ficando com cada vez mais vontade de usá-lo.
Com informações: The Verge