A consultoria Hitwise divulgou hoje, dia 19 de agosto, dados bem curiosos de participação de mercado dos principais sites de busca da web.
O Wikia Search, serviço de buscas opensource do criador da Wikipédia, Jimmy Wales, estreou sua versão alpha no dia 7 de janeiro deste ano e conseguiu, na última semana, participação ultra-hiper-blaster-mega-master de 0,000079% no mercado de buscadores dos Estados Unidos. O Cuil, um dos buscadores que mais atraiu as atenções da mídia nos últimos tempos, foi bem melhor: 0,007% do mercado norte-americano.
O Cuil foi criado por ex-funcionários do Google, que investiram 33 milhões de dólares no projeto e, segundo os próprios criadores, o buscador possuía o “maior” banco de dados, com 120 bilhões de páginas indexadas. Para cortar a graça de vez, o Google anunciou, logo depois, que havia acabado de atingir 1 trilhão de páginas indexadas. Apesar do grande destaque na imprensa, a participação do buscador só vem caindo. Não dá para se esperar muito de um buscador novo e que exibe o escudo do Santos apontando para um texto sobre o Flamengo.

Enquanto isso, o Google continua atraindo mais usuários: subiu mais de 6% em relação ao mês passado, e agora conta com incríveis 70,77% do mercado.
Cuil? Wikia? Quem sabe num futuro próximo?
Fonte: IDG Now!