Notícias

Vendas do Windows 8 estariam abaixo das expectativas

Windows 8 vendeu em 3 dias 4 milhões de cópias. Um número enorme para alguns, mas que não representaria sozinho as projeções que a Microsoft fez para seu novo sistema. Segundo o analista Paul Thurrott, fontes internas da Microsoft teriam classificado as vendas como “muito decepcionantes”.

A culpa, de acordo essas fontes dentro da Microsoft, não seria da falta de interesse das pessoas pelo Windows 8 em si, mas sim das fabricantes de computadores pessoais. Como as vendas de Windows dependem consideravelmente das venda em conjunto com PCs, e as fabricantes não estariam entregando novos computadores equipados com o novo sistema de forma aceitável, os números estariam muito aquém do projetado pela empresa de Redmond. Outros poréns, levantados por Thurrott, que estariam afastando os consumidores do Windows 8, seriam as mudanças bruscas na interface do sistema, a crise econômica e a crescente dos tablets.

A interface voltada principalmente para o uso em dispositivos com telas sensíveis ao toque poderia sim estar afastando as pessoas do Windows 8, pois qualquer mudança tão abrupta pode ser traumática para usuários comuns, e entre passar trabalho para aprender uma nova maneira de usar e a possibilidade de usar o velho Windows, as pessoas estariam preferindo o “velho Windows”. No entanto, a crise econômica e a mudança de paradigma no mercado não parece fazer sentido, uma vez que que a IDC projeta um aumento nas vendas de desktop em mais de 7% para o final do ano, enquanto as vendas de tablets podem cair 11% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Talvez o principal motivo do relativo fracasso do Windows pode ser o próprio acerto da Microsoft na anterior versão do seu sistema. Windows 7 é considerado o melhor sistema operacional até então feito pela empresa fundada por Bill Gates, o que poderia estar causando uma desnecessidade de comprar PCs com Windows 8, fazendo os consumidores continuarem a comprar a versão 7 que equipa desktops ainda em estoque.

Se o Windows 8 continuar abaixo das expectativas, esse pode ser mais um fracasso da Microsoft. Há poucos dias a empresa comandado por Steve Ballmer anunciou que seu primeiro tablet, equipado com o Windows “8” RT, teve vendas mornas.

Mas e você? Está desgostoso com a interface do Windows 8? Ou acho que realmente não vale correr às lojas porque o 7 ainda é o melhor sistema da Microsoft?

Com informações de Winsupersite.

Tags: Microsoft, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!