Dicas e tutoriais

Dicas para Windows: RAMRush otimiza o desempenho do seu computador

Se você anda reparando que o seu computador está lento, hoje é o seu dia de sorte. E ele não será o único. Nas próximas semanas, o Guia do PC mostra uma série de posts com alguns aplicativos para otimizar a memória RAM do seu computador e, assim, dar uma melhorada no desempenho da sua máquina. Esses aplicativos podem não fazer milagres, mas são capazes de dar uma ajudinha na hora do aperto.

E o primeiro dos aplicativos que mostramos é o RAMRush. E desde já, é possível adiantar: ele é um dos aplicativos mais simples que veremos nessa série. Mas nem por isso ele deixa de ser eficiente.

 

Imagens do RAMRush, vindas do site do desenvolvedor do aplicativo

O RAMRush  mostra a sua simplicidade já na hora de baixar o seu instalador: com apenas 535 KB, o seu download não se transforma numa dor de cabeça mesmo em conexões mais lentas. A sua instalação também é rápida, e não esconde nenhum outro programa adicional caso você aperte Next, Next, Next e Finish automaticamente. O máximo que acontecerá nesse sentido é que o instalador, por padrão, abre o site de um aplicativo patrocinador, mas isso é algo que se resolve desmarcando uma caixinha ou fechando o site. Nada demais.

Tudo instalado, é hora de rodar o RAMRush.

Logo após a instalação, você até pode ter a impressão de que o RAMRush não faz nada. Ele fica na dele, escondido, e você só o nota pelo ícone do aplicativo ao lado do relógio. Mas basta passar o mouse sobre este ícone e…

-1% de uso da CPU?

O RAMRush mostra gráficos que informam o uso do processador e da memória RAM. O primeiro gráfico teve, pelo menos aqui, um problema que o impedia de mostrar o uso do processador. Por sorte, isso não interfere na eficiência do aplicativo em sua tarefa principal, de otimizar o desempenho da sua máquina. Além disso, esta falha é facilmente reparável: você precisa apenas clicar em Options, marcar a caixinha “Get CPU data…” e clicar em OK. Pronto, tudo resolvido.

Marque a caixinha e tudo fica resolvido.

Já o segundo gráfico monitora o consumo da memória RAM no seu PC. Aqui, vale anotar uma coisa: a parte vermelha mostra, na verdade, o quanto de memória RAM está livre no seu sistema. É algo contrário ao que vemos em outros aplicativos do gênero e, portanto, pode demorar um pouco até você se acostumar com isso. Ah, mais uma coisa: também é possível fixar a janela do RAMRush, para ela aparecer sempre. Tudo o que você precisa fazer se quiser isso é clicar na “tachinha” no canto da janela.

Ok, eu sei que vocês estão esperando pela parte mais interessante do aplicativo: a otimização. No RAMRush, ela acontece de três jeitos. Você pode clicar em “Start Optimize” na tela do aplicativo, apertar um atalho de teclado – Ctrl+Alt+O, por padrão –, ou deixar que o aplicativo faça a otimização automaticamente quando você tiver menos de 8% da sua memória RAM livre.

No nosso exemplo de otimização, ele conseguiu liberar 300 MB.
Numa otimização de exemplo, o RAMRush conseguiu liberar 300 MB.

E a otimização funciona bem. Como já foi dito, nem este, nem outros aplicativos semelhantes serão capazes de fazer um milagre no desempenho da sua máquina. Por aqui, uma otimização feita após algumas horas de uso do computador liberou, no máximo, cerca de 500 a 700 MB de memória. Não é algo que fará a sua máquina voar, mas certamente uma dessas otimizações dará um bom conforto para os seus aplicativos rodarem melhor, principalmente se estiverem travando devido à falta de memória.

E para colaborar mais ainda, o próprio RAMRush não gasta muitos recursos. Em modo ocioso, o aplicativo ocupa, no máximo, 4 MB da sua memória RAM. Já enquanto otimiza o sistema, ele usa muito mais recursos do processador e da memória. Mas isso dura por pouco tempo e, logo depois, tudo volta ao normal. Aliás, você passa a ter mais memória RAM livre.

Menos de 3 MB sendo consumidos de memória não devem incomodar.
Menos de 3 MB sendo consumidos de memória não devem incomodar.

Com tudo isso, o RAMRush é uma excelente opção para quem busca um aplicativo leve, porém funcional, para limpar a sua memória RAM e deixar o seu computador com um desempenho um pouco melhor.

O RAMRush está disponível para download no site do desenvolvedor, o FCleaner, incluindo uma versão portátil para quem não deseja instalar o aplicativo no sistema. E se você não entende inglês, também é possível traduzi-lo para o português: baixe o arquivo apropriado aqui, o cole na pasta do RAMRush e, na sua janela, entre em Options e mude a língua para o Português.

Você também vai gostar

Leia também!