Notícias

Eric Schmidt assegura que o Android já ganhou do iPhone

Eric Schmidt afirma que o Android está ganhando do iPhone

O atual CEO da Google fez algumas declarações mais que interessantes em sua recente entrevista para a Bloomberg sobre a batalha no mercado de dispositivos móveis, que tem como protagonistas sua própria plataforma contra a da Apple. E citando as palavras de Eric Schmidt: “A guerra do Android contra o iPhone terminou, e o Android já ganhou”.

Eric Schmidt afirma que o Android está ganhando do iPhone

A verdade é que Schmidt possui boas razões para pensar desta maneira, já que o Android comanda atualmente uma quota de mercado de respeitáveis 70%, um feito impressionante a partir desta plataforma que começou a tornar-se popular em 2009, dois anos mais tarde do que o iPhone e muitos mais tarde que plataformas como Symbian e BlackBerry, mas rapidamente deixou todos para trás, graças à estratégia que inteligentemente implementou o pessoal de Mountain View.

Google como a Microsoft dos anos 90

Eric Schmidt compara a estratégia do Google com o Android com aquela Microsoft que lutava com uma bem sucedida Apple no mercado de PCs no final dos anos 80 e início dos anos 90, onde a Microsoft claramente depois de anos tornou-se a líder deixando todos os Macs com uma pequena fatia do bolo. Como isso foi possível? A resposta é simples: Licenciando o Windows.

Isto é o que tem dado tanto sucesso ao Android no mercado, além do apoio de muitos fabricantes. E embora tenha suas desvantagens distintas, o fato de que qualquer pessoa possa utilizar o Android faz com que apareçam constantemente novos modelos e novas fabricantes apostando nesta plataforma, e sem considerarmos que o Google não cobra licença pelo Android, ao contrário da Microsoft com o Windows, o que fez com que a expansão seja muito maior e acelerada.

O Google não tem interesse em cobrar pelo Android, já que seus rendimentos não vêm diretamente da plataforma. Claro que, os de Mountain View ficam com uma parcela considerável da venda de aplicativos na Google Play, mas o lucro líquido é proveniente de publicidade, por isso, quanto mais dispositivos Android no mundo, mais dinheiro recebem. É simples assim.

Esta é a principal razão para que o Google ofereça o Android para quem desejar utilizá-lo como uma plataforma, na verdade, esta é também a razão por trás do novo Nexus 4 ser tão acessível. Mas, voltando às palavras de Schmidt, outra frase chama a atenção, quando ele diz que: “De acordo com analistas, o domínio do Android vai durar apenas até 2016 ou 2017.” E isso é verdade, muitos especialistas afirmam que a atual estratégia do Google com sua plataforma móvel vai servir apenas para cerca de 5 anos, e é por isso que o executivo quer melhorar a segurança do sistema operacional em pleno andamento, e apostar por agências federais como o seu próximo grande público.

Mas por agora o Google pode continuar calmo e feliz com seu sistema operacional, uma vez que ao menos em vendas e números o Android realmente está vencendo o iPhone, e a “módica” quantidade de 1,3 milhões de dispositivos ativados a cada dia com esse sistema operacional é prova disso. Você já está com um Android em mãos também?

Tags: android, Eric Schmidt, iPhone

Você também vai gostar

Leia também!