O ecossistema criado com base na plataforma Raspberry Pi continua crescendo aceleradamente. Sua popularidade incentivou seus criadores a lançar uma loja de aplicativos onde o usuário pode publicar e baixar todas as soluções criadas e/ou portadas para o Raspberry Pi.
Para aqueles que ainda não ouviram falar do Raspberry Pi, se trata de um computador do tamanho de um cartão de crédito desenvolvido por uma fundação homônima do Reino Unido. O seu grande destaque é o preço de apenas US$ 25 para o modelo mais básico que inclui CPU a 700 MHz, 512 MB de memória, USB, saídas RCA, HDMI e para painéis LCD via DSI. Conta ainda com saída 3.5mm para fone de ouvido, leitor de cartão e o sistema operacional Linux.
Retornando para a Pi Store, o lançamento foi realizado em colaboração com as empresas IndieCity e Velocix. O objetivo principal é fornecer aos usuários com um destes diminutos e versáteis dispositivos, um acesso mais fácil a conteúdos disponíveis para a plataforma. “É uma experiência muito fácil para iniciantes, que encontrarão tudo o que precisam no mesmo lugar e gratuitamente”, explicam no blog oficial.
Para acessar a loja de aplicativos The Pi Store é necessário executar o aplicativo correspondente sob Raspbian, o sistema operacional desenvolvido a partir da distribuição Linux Debian e adaptado para o Raspberry Pi.
Inicialmente a loja conta com 23 aplicativos gratuitos, um número que deve crescer ao longo do tempo. Também se prevê que sejam publicados aplicativos pagos. E mesmo que você ainda não possua um exemplar do dispositivo, é possível conferir a loja através da versão para web. Logo abaixo você confere uma imagem da loja.