Consumer Electronics Show (CES) é um dos maiores eventos da indústria de gadgets e tecnologia de consumo do mundo. O evento é realizado todos os anos em Las Vegas desde 1967 e os salões do Centro de Eventos foram palco para produtos que marcaram épocas. Atualmente, mais de 20 mil produtos são apresentados durante os dias da feira – cerca de 10 produtos por minuto – dos quais algumas dezenas conseguem atrair a atenção.
Assim, a CES se tornou o centro das novidades tecnológicas ao iniciar o ano como a vitrine para objetos que poderemos comprar em alguns (ou muitos) meses. Abaixo você confere 10 desses produtos que marcaram o evento em edições anteriores:
1) Videocassete (1970)
A CES marcou a chegada do primeiro videocassete acessível aos cidadãos comuns. Modelos anteriores nasceram a partir de 1950, mas eram caros e utilizados principalmente em redes de televisão. Mas em 1970 os usuários comuns foram presenteados com a possibilidade de gravar um vídeo para vê-lo posteriormente. A ideia também alvoroçou os chefões de Hollywood, os quais advertiam na época que essa invenção provocaria a massificação da pirataria, o que supostamente acabaria matando a televisão.
Mas temos outros lançamentos na CES que estão relacionados ao videocassete; o primeiro CD player (1981), o primeiro DVD (1996), e o Blu-Ray (2003).
2) Pong (1975)
A indústria de jogos não seria a mesmo sem Pong. Em 1975 a Atari apresentou a primeira versão caseira do jogo de tênis, para ser conectado diretamente à TV. Nos anos posteriores a CES também recebeu outros notáveis contribuintes para a indústria de jogos, incluindo o Nintendo Entertainment System (NES) em 1985 e o popular jogo Tetris em 1988. A indústria de jogos criou seu próprio show em 1995 – a Electronic Entertainment Expo (E3) – por isso, embora algumas novidades da área ainda apareçam na CES, hoje a maioria dos anúncios é reservado para a feira em Los Angeles.
3) Filmadora de bolso (1981)
As câmeras de vídeo que se utilizavam na televisão eram grandes, pesadas e caras. Mas em 1981 apareceu na CES uma câmera capaz de gravar vídeo e áudio que era relativamente compacta em comparação com suas antecessoras, o que tornou possível a mais pessoas gravarem seus próprios filmes. Hoje, qualquer pessoa com um smartphone faz gravações, mas em sua época esta câmera de vídeo foi uma revolução.
4) Commodore 64 (1982)
Este clássico computador estreou na CES há 31 anos, posando como um concorrente para o Apple II. O C64 passou a se tornar o dispositivo dominante até o advento do PC. Este equipamento tinha 64k de memória, um processador rodando a 1 MHz, um chip gráfico de 16 cores e saída de vídeo.
5) Microsoft Bob (1995)
Um dos maiores fracassos históricos da Microsoft, Bob tentou ser uma interface amigável para Windows, simulando a casa de Bob, onde você era seu convidado e diversos assistentes guiavam o usuário para completar suas tarefas. Ele foi apresentado como a revolução da computação durante a CES, e apesar de a intenção ter sido boa, o sistema era muito insistente em querer ajudar o usuário. Talvez você se lembre do Clippy – o assistente do Office, agora imagine um sistema operacional completo com parentes daquele clipe animado.
6) Apple Pippin (1996)
Apresentado como um computador em rede que também poderia ser usado para jogos, o Pippin foi desenvolvido em conjunto com a japonesa Bandai. Segundo a Apple, o dispositivo estava direcionado para famílias, mas teve pouco sucesso no mercado que já estava dominado pelo Sega Saturno e o Playstation da Sony.
7) HDTV, Plasma, IP TV, OLED TV e TV 3D
Os televisores têm tomado uma parte importante da CES, apresentando novidades constantemente quanto ao tipo de tecnologias utilizadas para proporcionar melhor qualidade de imagem e conteúdos potencialmente mais interessantes para os consumidores. Desde a TV HD em 1998, os primeiros televisores de Plasma em 2001, a IP TV em 2005, telas OLED em 2008 e as TVs 3D em 2009, todas passaram pela CES.
8) Windows Media Center (2005)
http://www.youtube.com/watch?v=jColvL5fx0k
A Microsoft também teve outro momento triste (ou engraçado) durante a feira em 2005, quando Bill Gates apresentou o Windows Media Center com Conan O’Brien no palco. As coisas começaram a dar errado quando a demonstração não funcionou mesmo com Gates tentando pressionar o controle remoto. Pelo menos o Windows Media Center não se saiu tão mal como Bob.
9) Google apresenta seu primeiro keynote na CES (2006)
A participação do Google na feira tem sido esporádica, às vezes participando para apoiar certos produtos que estão lançando ou reforçar certas iniciativas. Em 2006, o CEO e co-fundador da empresa, Larry Page, apareceu no palco da CES para lançar o “Google Pack” e a “Google Video Store”, projetos que foram fechados pouco depois.
A empresa voltou a participar na CES o ano passado, com uma palestra sobre o YouTube.
10) Apresentação do processador Ivy Bridge da Intel (2012)
Talvez um dos episódios mais memoráveis do show deste ano tenha sido a demonstração dos processadores Ivy Bridge da Intel, quando a empresa simulou um teste ao vivo usando um vídeo. A fraude foi descoberta rapidamente deixando a empresa exposta a vergonha. A Intel se desculpou explicando que a utilização do vídeo foi por conveniência, devido ao tempo limitado que tinham para apresentar as novidades do processador.
A próxima edição da CES começa em 8 de janeiro de 2013, e claro que a equipe do Guia do PC estará antenada em Las Vegas para deixá-lo a par de todas as mais importantes novidades. Quem sabe, vejamos se concretizar um novo momento histórico. Você lembra de algum outro momento marcante do evento?