Notícias

Em parceria com Kia Motors, Google integrará Maps e Places em novos carros

Você gosta do Google Maps? E do Places? Já pensou em tê-los integrados ao seu carro, sem precisar de um smartphone para aproveitar estes serviços enquanto dirige? Se a sua resposta foi ‘sim’, fique de olho nessa notícia.

A Kia Motors anunciou hoje (02) que passará a ter os dois serviços do Google integrados à nova versão do UVO, o sistema interativo presente nos automóveis da empresa, que deve começar a aparecer nos novos modelos de carros da empresa. O pontapé inicial para a novidade acontece com o lançamento do Sorento 2014, que deve aparecer no mercado norte-americano no primeiro trimestre de 2013.

Com isso, os novos carros da empresa devem trazer recursos como a navegação curva a curva e a localização de pontos de interesse, que a Kia Motors promete que vão funcionar de maneira fluída. E isso sem deixar os outros recursos já existentes do UVO, como a central multimídia do sistema ou as ferramentas para a manutenção do carro de lado.

Em breve, você poderá ver o caminho para o seu destino numa dessas telinhas.
Em breve, você poderá ver o caminho para o seu destino numa dessas telinhas.

Além de tudo isso, a Kia anunciou um aplicativo para smartphones que deve se integrar ao UVO. Com o uso do recurso Send2Car, será possível enviar um destino ou um ponto de interesse diretamente ao seu carro por meio do seu gadget. Assim, quando você for dirigir, já terá o caminho certo de como chegar lá. Mas, por enquanto, essas novidades serão restritas ao iPhone, já que a versão para Android do aplicativo só chega no segundo trimestre.

E o Google também fez o seu anúncio sobre a integração dos seus serviços com os automóveis de várias empresas. Além da novidade com a Kia Motors, a empresa de Mountain View também destacou a parceria com a Hyundai, que deve trazer o Google Maps ao Blue Link, sistema dos carros da montadora. Além disso, também há a ajudinha do Send-To-Car, recurso do Google que envia um destino que você escolhe a partir do seu computador para o seu carro. Aqui, porém, não aparece nenhuma previsão de data ou modelo em que o recurso chega ao mercado.

E não é só. O Google também anunciou que Audi, Daimler e Tesla Motor Co trarão recursos como o Google Maps, o Street View e a busca por voz em seus automóveis. Aqui, também, nenhuma previsão de quando os recursos começam a aparecer nos carros das empresas.

É assim que a Tesla Motors pretende trazer o Google aos seus carros
É assim que a Tesla Motors pretende trazer o Google aos seus carros.

Parcerias entre empresas que não nasceram no ramo dos mapas e fabricantes de automóveis não são algo exatamente novo. A Nokia, por exemplo, anunciou que os serviços da Navteq, sua subsidiária em sistemas de mapeamento, estariam presentes em carros de fabricantes como a BMW e Mercedes-Benz. Mas quando falamos dos mapas do Google, certamente muitas pessoas vão achar o recurso bem mais interessante.

Mas… será que um recurso desses vale mesmo a pena? Afinal, qualquer pessoa hoje em dia pode pegar o seu smartphone e ter estes mesmos recursos. E, principalmente aqui no Brasil, os preços podem parecer proibitivos. O Sorento 2013, por exemplo, não sai por menos de R$ 100 mil por aqui, logo não esperem algo abaixo disso para o seu sucessor. E ele pode nem vir com os recursos do Google, já que a novidade foi anunciada apenas para os Estados Unidos.

E você, compraria um carro por ele ter os mapas do Google? Ou você acha que seu smartphone ou GPS já é o suficiente? Poste nos comentários.

Tags: Google

Você também vai gostar

Leia também!