Notícias

Steam Box é Linux, tem óculos de realidade virtual e sai este ano

Steam Box, o console híbrido com PC da Valve, foi confirmado. Entretanto os detalhes ainda são desconhecidos. O Intel Core i7, 8 GB de memória RAM, processador gráfico Nvidia são ainda especulação, mas pelo menos o sistema operacional e um acessório não esperado pode ter sido confirmado por fontes de dentro da Valve.

Segundo o site alemão Golem.de (sendo que Michael Larabel do Phoronix deu crédito), Ben Krasnow, funcionário da Valve, afirmou que o Steam Box será realmente baseado em Linux.

Big Picture do Steam para Linux
Big Picture do Steam para Linux funcionando com controle do Xbox 360, não precisando do mouse ou teclado para utilizar qualquer função

A empresa que domina a distribuição de jogos digitais irá apostar alto, deixando de lado todo o legado do Windows para PC, todos os milhares de jogos disponíveis no Steam e as dezenas de milhões de cliente do serviço que usam o sistema da Microsoft. Além de, claro, cutucar Sony, Nintendo e principalmente Microsoft.

Se conceito de negócio proposto pela Valve, ao fazer um console-PC, é diferente do comum, o acessório que supostamente estar por vir é menos comum ainda. A Valve – finalmente – irá colocar no mercado o que jogadores sonham desde os anos 80, a tão esperada realidade virtual, popularizadas nos filmes de ficção científica. Seria uma parceria com a Oculus VR, desenvolvedora do revolucionário Oculus Rift.

Por enquanto não há nada oficial, mas espera-se que tudo seja revelado na Game Developers Conference (GDC) em março e na E3 em junho. Até lá, o desejo é que a lista de jogos para Linux cresça e fique menos deprimente, ou que pelo menos a Valve tenha uma carta na manga, para que o Steam Box seja lançado com uma lista boa de obras.

Enquanto aguardamos pela GDC e E3, dê sua opinião sobre o assunto. Você acha que a Valve está trilhando o caminho para o sucesso ou para o fracasso ao desafiar a Microsoft no terreno que domina, os PCs, colocando o Linux no foco dos games? Ou por ser líder na distribuição online de jogos ela tem grande chance de desbancar, ao diferenciar-se, Sony, Microsoft e Nintendo?

Com informações de Golem.de e Phoronix.

Tags: Jogos, Linux

Você também vai gostar

Leia também!