Mais uma batalha da Microsoft na guerra contra pirataria de seus produtos. Dessa vez, uma nova versão do Windows Genuine Advantage (WGA), que começa ser distribuída a partir dessa semana através do Windows Update, deixa um Windows não-genuíno assim:


É para deixar qualquer um, no mínimo, com vergonha ao ligar o PC e dar de cara com esse singelo aviso. Além dos alertas já conhecidos, como aquele da tela de logon, ao iniciar o Windows, a estrelinha com o aviso na bandeja do sistema, agora uma janela translúcida, que ficará acima de qualquer outro objeto (semelhante àquela marca d’água com a logo do Windows presente nas versões Starter), será exibida:

Segundo o blog oficial do Windows Genuine Advantage, o wallpaper poderá ser alterado a qualquer hora, restando apenas o aviso da imagem acima, porém a cada inicialização do sistema e a cada 60 minutos, o aviso com a tela negra aparecerá novamente.
Ainda segundo o blog, o motivo de tudo isso é para dar ênfase no alerta e deixar o usuário ciente de que pode estar sendo vítima de pirataria de software.
Além dessas “pequenas” mudanças, a última versão do WGA trás melhorias na detecção de sistemas piratas, fazendo com que sistemas originais não sejam classificados como não-genuíno ou vice-versa, como ocorreu nas primeiras versões.
Vale lembrar que, por hora, essa nova versão do Windows Genuine Advantage se aplica apenas ao sistema operacional mais pirateado, o Windows XP.
Só resta saber: Será que o alvo dessa nova versão do WGA são realmente as “vítimas inocentes”?