Notícias

Surgem os primeiros Firefox Phone

Já faz algum tempo que a Mozilla está desenvolvendo o Firefox OS, um sistema operacional móvel que leva o nome do famoso navegador de internet e que tem como diferencial ser totalmente construído em HTML5, que se delineia como o novo padrão web. Com isso, espera-se um sistema mais leve e, principalmente, aberto, que faça a mesma coisa que os sistemas mais conceituados, como iOS, Android e Windows Phone. Estes, porém, são softwares fechados, com exceção do Android, mas a Google controla com mão de ferro a maneira de modificar seu sistema.

A construção do Firefox OS em HTML5 ainda possibilita uma outra coisa, que acabou se tornando o grande trunfo da Mozilla para entrar neste já saturado mercado: ele rodará com facilidade em aparelhos de baixo custo. Desta forma, ele aliará um ótimo sistema a um aparelho com hardware limitado, coisa que dificilmente se vê hoje em dia. Pois bem, como a Mozilla não vai licenciar o software para que outras fabricantes instalem o Firefox OS, estava faltando apenas a Fundação anunciar os aparelhos que serão equipados com o promissor sistema. E isso aconteceu hoje!

Trata-se dos aparelhos de codinome KeonPeak. O primeiro tem configurações mais básicas, enquanto que o segundo é um pouco mais parrudo. Veja as especificações técnicas deles:

firefox-os-keon-peak

O smartphone Keon, o “laranjão” à esquerda, é o mais básico de todos. Possui uma tela capacitiva de 3,5 polegadas com resolução de 480 x 320 pixels. O processador é um Snapdragon S1, com 1 GHz e um núcleo. De memória RAM, ele conta com 512 MB. Mas também possui 4 GB de armazenamento interno, que por sua vez pode ser expandido com cartão MicroSD. Ele possui uma câmera traseira de 3 MP e uma bateria de 1580 mAh. Já o Peak, à direita e na cor branca, possui configurações um pouco mais respeitáveis. A tela já é maior, medindo 4,3 polegas e com resolução de 960 x 540 pixels. O processador é dual-core, também um Snapdragon, mas desta vez modelo S4, com 1,2 GHz de frequência. A memória RAM e o armazenamento interno são os mesmo do seu irmão mas novo, ou seja, 512 MB e 4 GB, respectivamente. A câmera traseira é de 8 MP e ele ganha ainda uma frontal, de apenas 2 MP. A sua bateria 1800 mAh.

Coamo vimos, nenhum deles possui configurações de hardware de encher os olhos, sendo o primeiro bem básico. Mas essa é mesmo a ideia. Vender aparelhos de baixo custo, visando também as classes com menos poder aquisitivo e dá-las um aparelho BBB: Bom, Bonito e Barato. Que é algo realmente difícil em se tratando de smartphones. Todos os celulares de baixo custo rodando Android sofrem com travamentos, falta de atualizações e aparelhos de má qualidade. O Firefox OS chega como uma solução para esse nicho.

Os aparelhos anunciados ainda são apenas protótipos e voltados para desenvolvedores. Mas eles não devem demorar a serem oficialmente lançados. Talvez eles cheguem ao Brasil ainda neste trimestre. Os preços não foram divulgados, mas especula-se que eles fiquem entre 100 e 150 dólares, o que mesmo com todos os impostos e taxas brasileiros ainda vá ficar barato. E você, o que achou dos dois protótipos divulgados? Acha que há espaço para mais um sistema móvel, mesmo com tantos, como iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry, etc? Deixe a sua opinião nos comentários.

Com informações: Mozilla e Geeksphone

Tags: Firefox OS, Gadgets, Mozilla, smartphones

Você também vai gostar

Leia também!