Notícias

Valve lança Half-Life e Counter Strike para Linux

Half-Life e Counter-Strike 1.6, dois dos maiores clássicos da Valve, acabam de desembarcar na promissora versão do Steam para Linux. Apesar de ainda estarem com status “beta”, os dois jogos – que dominaram as lan houses brasileiras na década de 2000 – foram completamente portados para o Linux, e agora rodam nativamente no sistema. Eles ainda não apareceram como suportados oficialmente pela plataforma, mas já podem ser baixados e instalados pelo cliente oficial do Steam para Linux. Cada game custa R$16,99. A notícia também vale para os usuários de Mac, já que os jogos também foram disponibilizados para OSX.

Half-Life

half-life

Lançado originalmente em 1998, Half-Life é um “first-person shooter” (jogo de tiro em primeira pessoa) que fez um enorme sucesso na época e influenciou toda a geração de FPS que conhecemos hoje. No game, você assume o papel do Dr. Gordon Freeman, um físico teórico que deve enfrentar uma horda de alienígenas que atacam o planeta Terra após um experimento com portais dar completamente errado. Além do roteiro e da jogabilidade impressionantes para a época, Half-Life também popularizou a criação dos “mods” – alterações feitas nos games pelos próprios jogadores, que podem mudar desde uma simples textura até o jogo por completo.

Counter-Strike

counter-strike-4

E foi graças aos “mods” que um outro FPS de enorme sucesso surgiu na década de 2000: o Counter-Strike. O jogo foi criado como um mod do Half-Life original, e a aceitação do público foi tamanha que a própria Valve adquiriu os direitos do game e o adicionou em seu catálogo de sucessos. Ainda hoje, há quem diga que a versão 1.6 do FPS que dividiu as lan-houses do mundo todo entre policiais e terroristas, é a melhor da série.

Steam Linux

Os esforços da Valve para apagar o estigma de que “Linux não serve para jogos” não param de crescer. O cliente de teste para Linux foi liberado para o público recentemente, e no catálogo de games suportados oficialmente pelo sistema do pinguim já se encontram ótimos jogos, como Team Fortress 2, além de premiados jogos indies como Amnesia – The Dark Descent e Faster Than Light. E você, o que acha dos antigos mas clássicos Half-Life e Counter-Strike?

Tags: Jogos, Linux

Você também vai gostar

Leia também!