Notícias

Nvidia terá seus próprios tablets e smartphones

A Nvidia pretende fabricar seus próprios tablets e smartphones, é o que apontam rumores. Contudo, produtos fabricados pela empresa não seriam lançados diretamente no mercado, mas seus projetos seriam licenciados para outras empresas, principalmente as competitivas asiáticas.

A empresa de Santa Clara não seguiria um modelo de negócio tradicional, concorrendo com Apple, Samsung e Google. O modelo de negócio seria semelhante ao que empresas ODM (Original Design Manufacturers) fazem. Empresas como Quanta, Compal e Asus projetam equipamentos portáteis e negociam com outras companhias, fazendo com que no final, praticamente, apenas logotipos os diferenciem.

Nvidia tablet
Protótipo da Foxconn em 2010, demonstrando o poderoso, para época, Tegra 2 – Imagem: Gizmodo

A grande estratégia da Nvidia é facilitar a entrada de seus processadores de arquitetura ARM no mercado, ganhando uma arma estratégica contra Qualcomm, Samsung e Texas Instruments. No projeto todos os processadores e chipsets, obviamente, seriam Nvidia.

Empresas desconhecidas teriam uma grande vantagem ao colocar o nome Nvidia em seu equipamento, pois ganhariam confiança do público por seus tablets e smartphones terem nascidos de um projeto de uma das mais consagradas companhia da indústria tecnológica. A plataforma teria uma qualidade técnica inquestionável.

Não há informações oficiais ainda, mas se realmente acontecer, uma invasão de desconhecidos pode ocorrer. Com uma base Nvidia, você não confiaria mais em um tablet Amlogic ou um smartphone Rockchip?

Com informações de Silicon

Tags: Hardware

Você também vai gostar

Leia também!