Notícias

Autodesk disponibiliza seus programas gratuitamente para estudantes

Imagine você estudante, que possui uma bolsa de estágio que mal chega perto do salário mínimo, ou que nem mesmo exerce atividade remunerada, que tem que gastar com alimentação, com vestuário, com diversão (tão importante que é um direito reconhecido na Declaração Universal de Direitos Humanos da ONU), que talvez até tenha que pagar moradia pois sua instituição de ensino é em outra cidade. Imagine você tendo de comprar os programas de computador necessários para seu curso, pois são exigência dos professores, como AutoCAD, Architecture, Alias Automotive, Civil 3D, Maya, 3ds Max ou outros, programas que somente uma unidade pode passar de R$ 10 mil.

autocad2013_design_suite
Autodesk AutoCAD

A maior parte dos estudantes recorreria à pirataria, sem dilema moral, pois não teria alternativa, não é verdade? Pensando nisso a Autodesk criou uma solução ideal. A empresa da Califórnia está fornecendo de graça seus programas, através do Autodesk Education Community.

O que está disponível?

A Autodesk dá, inteiramente grátis, mais de 40 programas de portfólio, voltados para arquitetura, engenharia civil, mecânica, mapeamento, animação, produção e pós-produção cinematográfica. Entre os programas disponibilizados pela Autodesk estão o AutoCAD, AutoCAD Architecture, AutoCAD Civil 3D, AutoCAD Electrical, AutoCAD Mechanical, 3ds Max, Alias Automotive, Inventor Professional, Maya, Softimage e muitos, muitos outros. Todos podem ser baixados pela internet.

autodesk_maya
Autodesk Maya

Quem pode baixar?

Podem baixar estudantes, mas não somente. A Autodesk também fornece amparo para docentes.

Os requisitos para estudantes são: estar matriculado em uma instituição de ensino que oferece qualquer formação a partir de 3 horas de crédito em um programa educacional ou em um programa de certificação a partir de 9 meses de duração, mediante comprovação de matrícula.

Os de docentes são: dar aula de formação em qualquer curso, graduação ou treinamento e ser capaz de comprová-lo.

Infelizmente a empresa descontinuou o Autodesk Assistance Program (Programa Assistencial Autodesk) em novembro de 2012. O programa fornecia trinamento e acesso gratuito aos mesmos aplicativos para profissionais desempregados.

Uso

O uso é para fins educacionais, portanto não pode ser usado para benefício profissional e comercial. Os programas, a fim de tornar isso possível, colocarão marca-d’água nos arquivos gerados.

Os programas podem ter suas licenças específicas. Os docentes poderão usar enquanto derem aulas, entretanto, os estudantes, caso não especifique prazo na licença, só poderão usar por 36 meses (3 anos) os programas. Um tempo razoável para fins educacionais.

Para mais informações, cadastrar-se no Autodesk Education Community usufruir dos aplicativos gratuitamente, acesse o site oficial:

Tags: Downloads, Software

Você também vai gostar

Leia também!