Notícias

Rapidinha: Os 31 anos de evolução dos telefones celulares

Hoje em dia os celulares são parte importante das nossas vidas. Tem gente que se sai de casa sem ele se sente sem roupa! Eu não chego a tanto. Mas admito que meu iPhone passa 99% do tempo comigo. Isso acontece porque os telefones celulares não têm mais como única função apenas fazer e receber chamadas e mandar mensagens de texto. Hoje eles podem se tornar uma verdadeira plataforma de jogos. Podem lhe manter em contato com seus amigos nas redes sociais o tempo todo. Ajudam a organizar o seu dia, fazer cálculos, a lhe acordar de manhã, a registrar momentos importantes/engraçados da vida, enfim… são mil e uma utilidades!

Mas nem sempre foi assim. No começo, os aparelhos celulares não mereciam nem o nome de “celulares”! Pois eram um trambolhão enorme cuja bateria não passava de 1 hora de duração. Mas eles foram evoluindo, evoluindo e se tornaram o que são hoje. Pois bem, o designer gráfico DJ Miller resolveu pôr em uma timeline essa evolução e o resultado é bem impressionante! Confira só:

Cell-Phone-Timeline

Muito legal, né!? Aqui o autor dividiu por ano de lançamento e também pelo tipo de conectividade (se era 2G, 3G,4G…). Olhe só o primeiro celular, o Mobira Senator, da Nokia. Parece mais um radinho de pilha! Custava na época mais de 6 mil dólares e pesava só 10 kg! O primeiro celular que eu vi na vida está nessa lista. É o Nokia 1011, lançado em 1992 E a primeira vez que eu o vi foi nas mãos do meu pai. Lembro que fiquei encantado com o brinquedo.

Mas o primeiro que eu tive um contato maior e pude brincar foi o famoso Nokia 5110. De tanto que eu joguei Snake os números nas teclas sumiram! Até 2007, os celulares seguiram um padrão bem tosco. Aí nesse ano chegou um cara de nome Steve Jobs, dono de uma empresa de marca curiosa, uma maçã mordida, e preço caro e lançou um aparelho que revolucionou o mercado: o iPhone. Hoje, todos os smartphones quase não têm botões físicos e são controlados por uma tela de toque, através de gestos.

Quando será a próxima revolução que reinventará os aparelhos celulares? Agora nos diga: qual foi o seu primeiro celular? E você tem alguma história curiosa a respeitos dos primeiros celulares? Conte pra gente! =D

Fonte: The Next Web

Tags: Gadgets

Você também vai gostar

Leia também!