Dicas e tutoriais

Dica: Como fazer o download do seu histórico de tweets?

Twitter

O Twitter liberou durante este mês uma nova ferramenta que permite que você baixe seu histórico de todos os tweets do microblog e relembre aqueles velhos tempos onde tudo era legal e pouco habitado. A ferramenta já está disponível, só que alguns usuários ainda se perdem para localizá-la dentro das configurações da rede social. Ela funciona sob demanda. Para evitar gastos desnecessários de processamento do servidor, o Twitter dá a opção de fazer o pedido do arquivo e depois o enviará para o usuário.

Para solicitar o processamento do seu histórico de tweets, supondo que você já esteja logado, primeiramente vá nas configurações do seu perfil no Twitter, clicando na engrenagem do canto superior direito e em Settings. Em Account, role até o final da página até encontrar o botão Request your Archive. Clique nele e aguarde alguns minutos. O Twitter juntará seus tweets, compactará em um arquivo *.zip e enviará o link para que você faça o download.

Clique em Request your archive para que seu arquivo seja gerado.
Clique em Request your archive para que seu arquivo seja gerado.

Quando o link chegar, baixe o arquivo “tweets.zip“, que varia de tamanho de acordo com a quantidade de tweets que você tem e então descompacte o arquivo. Ele virá em um formato HTML. Para abrí-lo, localize o arquivo “index.html” e abra-o no navegador. Não é necessário estar conectado à internet para ver o arquivo, que está separado em meses e anos, mostrando a quantidade de tweets por mês.

E-mail informando o download do arquivo.
E-mail informando o download do arquivo.

Vale notar que o Twitter não incentiva o compartilhamento do seu arquivo de tweets do perfil quando há possibilidades de ter conteúdo ofensivo, delicado ou inseguro. Portanto, se você for uma criança malvada e que xinga muito no Twitter, melhor deixar que apenas os seus seguidores leiam suas pérolas. Você não pode pedir outro arquivo do Twitter depois de pedir o seu arquivo atual. É necessário esperar algum tempo para isso.

Esta foi a nossa coluna Dicas desta semana. Se você quer relembrar tudo o que já tuitou nesta rede social, espero que o post de hoje tenha sido útil para você. Caso queira nos ajudar, sugerindo algum tema para pauta ou, ainda, nos elogiar ou fazer alguma crítica, por favor, nos envie um e-mail para admin@guiadopc.com.br. Enquanto isso, por que não dá uma lida nas matérias das semanas anteriores:

Tags: Dicas, Internet, redes sociais,

Você também vai gostar

Leia também!