Veja mais notícias

Sony anuncia PlayStation 4

07 Comentários

A Sony aproveitou esta quarta-feira para fazer um evento em Nova York para realizar o que todos nós esperávamos: o PlayStation 4, o salto dos videogames para a next-gen, a próxima geração de hardware para jogos. O videogame traz uma arquitetura praticamente baseada em PC, com um processador x86 de oito núcleos — aparentemente uma APU da AMD — que traz desempenho computacional de até 2 teraflops , GPU estilo PC e 8 GB de memória RAM do tipo GDDR5.

Arquitetura do sistema PS4.

Arquitetura do sistema PS4.

Em compensação, mudar a arquitetura do produto vai render um sacrifício temporário: os jogos de PS3 não são compatíveis com o novo videogame, mas a Sony está estudando uma plataforma de compatibilidade que permitirá rodar jogos de PS1, 2 e 3 nele.

Joystick DualShock 4.

Joystick DualShock 4.

O novo controle, DualShock 4, foi reformulado e agora está mais moderno e com novas funcionalidades, como um touchpad bem no estilo do PS Vita e luzes para indicação de jogadores, além do botão Share, para compartilhar o seu jogo por streaming.

A Sony demonstrou o poder do PlayStation 4 demonstrando uma face humana sendo renderizada em 3D, muito próxima da perfeição. Os 2 teraflops de poder computacional permitem que até 3o mil polígonos possam ser renderizados em tempo real. Além disso, ele vem com um chip dedicado a processamento em segundo plano de downloads e uploads, permitindo que você coloque o console em suspensão e mesmo assim ele execute estas tarefas. Segundo a Sony, jogos que estão sendo baixados em tempo real podem ser executados durante o download (!).

Fazendo streaming no PS4.

Fazendo streaming no PS4.

O PS4 oferecerá também uma plataforma de compartilhamento por streaming de vídeos, em parceria com o Ustream, para que o jogador possa transmitir sua jogatina pela internet e receber comentários em tempo real do jogo, através do botão Share presente no DualShock 4. Se um amigo estiver jogando na sua casa e precisar da sua ajuda em algum momento, ele pode fazer com que você tome o controle do console dele e jogue diretamente da sua casa, numa manobra genial de assistência remota.

Algumas desenvolvedoras já anunciaram jogos para o novo console, com gráficos de cair o queixo. Watch Dogs, Destiny, Driveclub, InFamous Second Son, Final Fantasy, Killzone: Shadow Fall, Diablo III e outros mais aparecerão no PS4. Alguns deles também irão para o PlayStation 3. Me pergunto agora como alguém vai conseguir jogar Diablo III usando um joystick?

O PlayStation 4 estará disponível no final do ano. Preço ainda não foi definido e… sentiu falta de alguma coisa? Isso mesmo, a Sony NÃO mostrou nenhuma imagem do console propriamente dito, apenas do controle. Talvez eles mostrem mais do videogame durante a E3 deste ano, em junho…

[Imagens: Kotaku]

sobre o autor
"18 anos, morador da grandiosa capital São Paulo, é estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Fatec e, apesar de ter adquirido um MacBook Pro para explorar o mundo da maçã, também curte o Windows, assim como escrever sobre o sistema em si, a Microsoft em geral. Escreve também sobre uma coisa ou outra do cotidiano no seu blog pessoal."
  • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

    Não fiquei impressionado como fiquei no lançamento do PS3

    Usando Firefox 19.0 Firefox 19.0 em Ubuntu x64 Ubuntu x64
    • Aj

      Prezado Guilherme creio que com relação a tecnologia não há mais nada com o que se impressionar em qualquer setor, tudo parece mais do mesmo. Com essa enxurrada de informações que recebemos todos os dias estamos acostumados, hoje o que é lançado é só uma melhoria do que já está por aí. Não sei se você concorda.

      Usando Firefox 19.0 Firefox 19.0 em Ubuntu Ubuntu
    • Vitor

      O que o Aj falou é verdade, eu me lembro que na época que saiu o X360 e o PS3 eu fiquei totalmente impressionado com os gráficos, e idem nas gerações anteriores…

      Não sei se é porque estou mais velho agora, ou se é porque já estamos acostumados com a evolução rápida (talvez ambos), mas não consigo mais ver nada demais nesses lançamentos…

      Usando Firefox 19.0 Firefox 19.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

        Ainda tô com pé atrás com a mudança de PPC pra x86. Não consegui achar benchmarks comparando o melhor AMD ou Intel com um IBM PowerPC 7+, por exemplo, mas desconfio que isso vai fazer os consoles ficarem rapidamente pra trás do PC, principalmente pq alguns motores gráficos do PC estão melhores do que as imagens mostradas nos jogos da apresentação.

        Usando Firefox 19.0 Firefox 19.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Amauri

    Como já antecipou a Microsoft: “irrelevante”.

    Usando Google Chrome 24.0.1312.57 Google Chrome 24.0.1312.57 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Pelo visto o Xbox 720 está indo pelo mesmo caminho.
      Essa geração, por enquanto, não mostra pra q veio.

      Usando Firefox 19.0 Firefox 19.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Amauri

    E querem saber mais?
    Todos esses recursos de cloud não estarão disponíveis no Brasil por falta de conexão de qualidade.

    Usando Google Chrome 24.0.1312.57 Google Chrome 24.0.1312.57 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition