Notícias

Sony anuncia PlayStation 4

Joystick DualShock 4.

A Sony aproveitou esta quarta-feira para fazer um evento em Nova York para realizar o que todos nós esperávamos: o PlayStation 4, o salto dos videogames para a next-gen, a próxima geração de hardware para jogos. O videogame traz uma arquitetura praticamente baseada em PC, com um processador x86 de oito núcleos — aparentemente uma APU da AMD — que traz desempenho computacional de até 2 teraflops , GPU estilo PC e 8 GB de memória RAM do tipo GDDR5.

Arquitetura do sistema PS4.
Arquitetura do sistema PS4.

Em compensação, mudar a arquitetura do produto vai render um sacrifício temporário: os jogos de PS3 não são compatíveis com o novo videogame, mas a Sony está estudando uma plataforma de compatibilidade que permitirá rodar jogos de PS1, 2 e 3 nele.

Joystick DualShock 4.
Joystick DualShock 4.

O novo controle, DualShock 4, foi reformulado e agora está mais moderno e com novas funcionalidades, como um touchpad bem no estilo do PS Vita e luzes para indicação de jogadores, além do botão Share, para compartilhar o seu jogo por streaming.

A Sony demonstrou o poder do PlayStation 4 demonstrando uma face humana sendo renderizada em 3D, muito próxima da perfeição. Os 2 teraflops de poder computacional permitem que até 3o mil polígonos possam ser renderizados em tempo real. Além disso, ele vem com um chip dedicado a processamento em segundo plano de downloads e uploads, permitindo que você coloque o console em suspensão e mesmo assim ele execute estas tarefas. Segundo a Sony, jogos que estão sendo baixados em tempo real podem ser executados durante o download (!).

Fazendo streaming no PS4.
Fazendo streaming no PS4.

O PS4 oferecerá também uma plataforma de compartilhamento por streaming de vídeos, em parceria com o Ustream, para que o jogador possa transmitir sua jogatina pela internet e receber comentários em tempo real do jogo, através do botão Share presente no DualShock 4. Se um amigo estiver jogando na sua casa e precisar da sua ajuda em algum momento, ele pode fazer com que você tome o controle do console dele e jogue diretamente da sua casa, numa manobra genial de assistência remota.

Algumas desenvolvedoras já anunciaram jogos para o novo console, com gráficos de cair o queixo. Watch Dogs, Destiny, Driveclub, InFamous Second Son, Final Fantasy, Killzone: Shadow Fall, Diablo III e outros mais aparecerão no PS4. Alguns deles também irão para o PlayStation 3. Me pergunto agora como alguém vai conseguir jogar Diablo III usando um joystick?

O PlayStation 4 estará disponível no final do ano. Preço ainda não foi definido e… sentiu falta de alguma coisa? Isso mesmo, a Sony NÃO mostrou nenhuma imagem do console propriamente dito, apenas do controle. Talvez eles mostrem mais do videogame durante a E3 deste ano, em junho…

[Imagens: Kotaku]
Tags: Destaques, Eventos, Jogos

Você também vai gostar

Leia também!