Notícias

Mozilla anuncia celulares com Firefox OS e outros detalhes

Os primeiros celulares inteligentes que rodarão o Firefox OS foram anunciados pela Mozilla em um evento antes do início da Mobile World Congress, que acontece entre hoje e quinta-feira, em Barcelona. A fundação desenvolvedora do segundo navegador mais usado no mundo mostrou dois smartphones com o seu aguardado sistema operacional móvel Firefox OS. São eles: o ZTE Open e o Alcatel One Touch Fire.

O ZTE Open é equipado com um processador de um núcleo Cortex-A5 Qualcomm MSM7225A, 256 MB de RAM, 512 MB NAND para armazenamento (mais 2 GB MicroSD), câmera de 3,2 megapixel, tela capacitiva de 3,5″ HVGA TFT com resolução de 480 x 320 pixels, WiFi, bateria de 1200 mAh, Bluetooth 2.1 com EDR3, GPS, rádio FM e 3G.

zte-firefoxos

Já o Alcatel One Touch Fire é equipado com um processador de núcleo único Qualcomm de 1GHz, 256MB RAM, 512MB NAND (mais 2 GB MicroSD), câmera de 3,2 megapixel, tela capacitiva de 3,5″ HVGA TN, bateria de 1400 mAh, WiFi, Bluettoth 3.0, GPS, rádio FM e 3G.

alcatel-firefoxos

As configurações dos aparelhos são modestas e mostram que a Mozilla não pretende fazer seu sistema operacional entrar na briga com a linha iPhone e Galaxy S. Isso é confirmado não só pelo preço sugerido de US$ 100, mas pelos mercados que serão atendidos primeiro. Os primeiros países a receberem smartphones com Firefox OS serão Brasil, Colômbia, Venezuela, México, Espanha, Hungria, Montenegro, Polônia e Sérvia.

A Mozilla promete mostrar outros aparelhos com seu sistema operacional baseado no Linux e estruturado no HTML5 que serão lançados ainda em 2013. Além de ZTE e Alcatel, que apresentaram seus celulares, LG e Huawei também lançarão modelos com Firefox OS. Telefónica/Vivo, Claro e TIM estão apoiando o sistema da Mozilla. Segundo Jay Sullivan, vice-presidente de produtos da Mozilla, a Telefónica é uma parceira importante no Brasil. Assim, tudo indica que a Vivo, que pertence à Telefónica, será a primeira operadora a começar a comercializar os celulares de baixo custo equipados com o Firefox OS.

Sabemos que um bom hardware e um bom sistema operacional não são suficientes para emplacar uma nova plataforma móvel. É preciso, também, um ecossistema de aplicativos consistente. E a Mozilla, que não é boba nem nada, sabe disso. Por essa razão ela já está em conversas com desenvolvedores há um bom tempo e já tem alguns apps prontos para o sistema. Aí vai alguns nomes: Facebook, Twitter, WhatsApp, jogos famosos como Cut The Rope, Where’s My Water e outros. Jay Sullivan acredita que o HTML5 é o grande trunfo da fundação para entrar nesta briga. Ele disse:

O mercado está cheio de desenvolvedores especializados no padrão. Isto nos dá uma vantagem, porque eles não precisam perder tempo aprendendo uma nova linguagem. Se eles quiserem produzir apps, basta sentar e programar.

Agora, só nos resta esperar para ver como será o desempenho do sistema nos novos aparelhos. Se ele vier realmente a um preço competitivo, a menos de R$ 350,00, ele terá grandes chances de conquistar o coração de muitos usuários com menor poder aquisitivo. Mas acho que a pouca capacidade do hardware pode acabar espantando consumidores desejosos de um maior poder computacional. E você, o que achou destes novos aparelhos e anúncios?

Com informações de Engadget e Gizmodo.

Tags: Firefox OS, Linux, Mozilla, Telecomunicações

Você também vai gostar

Leia também!