Veja mais notícias

Sony começa a fazer testes com Firefox OS

04 Comentários

Firefox OS

Parece que realmente teremos um novo concorrente na briga pelo mercado dos sistemas operacionais móveis: Muito tem se falado ultimamente do Firefox OS, aposta da Mozilla no cenário móvel que utiliza HTML5 no sistema inteiro e é uma nova opção para aparelhos de baixo custo.

No começo da semana, a Sony (antiga Sony Ericsson) anunciou que tinha interesse na plataforma e ia começar estudos de desenvolvimento e testes para eventualmente lançar no mercado um dispositivo com o sistema da Mozilla. O objetivo dos estudos seria lançar um aparelho já com o sistema em 2014.

E a Sony mostrou hoje que não estava brincando ao dizer que tinha interesse no Firefox OS: Ela liberou hoje a informação de que já está fazendo uma ROM de fase experimental que está rodando no Xperia E, aparelho intermediário da Sony que não chegou a ser vendido no Brasil. Não só a empresa divulgou a informação como também – pasmem – liberou a ROM para que os proprietários do aparelho possam instalar e testar nos seus próprios.

Se você tem um Xperia E (o que é improvável caso você more no Brasil) e quer testar o Firefox OS no seu smartphone, você pode baixar a ROM e seguir as instruções da página oficial da Sony Ericsson. O Guia do PC não se responsabiliza por quaisquer danos causados ao seu aparelho e/ou à sua sanidade mental. (Mas se você instalar, por favor, conte o resultado nos comentários!)

[Com informações: Engadget]

sobre o autor
"Matheus é um estudante residente no estado mais importante do Brasil, o Espírito Santo. Entre as coisas que ele gosta, podem-se encontrar videogames de todos os tipos, música, quadrinhos e tecnologia em geral. Entre as coisas que ele não gosta, você provavelmente pode encontrar a escrita de pequenos textos autobiográficos em terceira pessoa."
  • Maurício

    Mais um OS que não vai vingar junto com o Ubuntu.

    Usando Google Chrome 26.0.1410.12 Google Chrome 26.0.1410.12 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Números de fabricantes que irão lançar é muito grande. Sem falar do apoio das teles, a maior força do setor.

      Usando Firefox 19.0 Firefox 19.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Dá uma olhada: http://www.mozilla.org/en-US/firefox/partners/#os

      Usando Firefox 19.0 Firefox 19.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Ricardo Prado

    Acredito mais no Firefox OS do que no Ubuntu Touch, pois o foco de cada um é diferente. E analisando cada um, o tempo de desenvolvimento e resposta, está claro que o Firefox tem mais chances. Além é claro do interesse de todas estas operadoras, parcerias e empresas interessadas.

    Acredito que o Firefox OS tem mais chances no mercado devido a escolha de aparelho. Ele provavelmente nao é um iOS, nem tao pouco um Windows Phone, mas quem já teve um Android de baixo custo, possivelmente teve uma péssima experiencia. Isso se aplica a cada versao do S.O. que vai sendo atualizada, necessitando mais e mais de hardware. O Firefox OS ao contrario, a proposta dele é mais simples, ele quer ser o Middle entre os dois mundos, mas com os pés no chao. Ele vai ser mais aplicado a aparelhos mais simples, como uma visão de conteúdo e consumo diferente dos demais S.O, sendo um aparelho empregado mais barato, com hardware mais simples, porém com um preço muito mais acessível.

    Acho que o Ubuntu Touch, tem poucas chances de ganhar muitos adeptos tao rapidamente quanto o Firefox, a não ser que eles façam algo espetacular e consigam fazer esse bichinho, rodar mais liso com configurações mais modestas, eles não vão ter o sucesso que almejam. Mas sim creio que há pessoas que vão optar por ele. (Nao me incluo nessa lista)

    Nestes S.O. sinto falta do Meego fazer mais alarde e realmente mostrar as inovacoes que um sistema linux tende a oferecer de verdade. Talvez algo que o Android ainda nao tenha explorado por completo. O Proprio Symbian seria um bom negocio para aparelhos middle-end porém, teria que ser algo reescrito aproveitando tudo que já existe. Dar uma cara nova. Algo como aconteceu com o Windows mobile para Windows Phone.

    Usando Google Chrome 25.0.1364.152 Google Chrome 25.0.1364.152 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition