O Google anunciou hoje, no blog oficial do Android, seu novo aplicativo da Play Store, completamente redesenhado para smartphones e tablets com o sistema operacional do robôzinho verde. O novo visual já era esperado, porque já era possível ver como seria o aplicativo há algumas semanas, quando o instalador vazou e foi testado por diversas pessoas. Dividindo seções por cores e identificações próprias, a nova Play Store está mais simples e com semelhanças bem próximas do Google Now, como os cards em algumas partes.

É perceptível que o Google está dando destaque a imagens e ao conteúdo na loja. O novo app conta com rolagem contínua, ou seja, você chega até o final da página e mais conteúdo vai aparecendo para o usuário até que ele encontre algo do seu interesse. Nesta redefinição da Play Store também contamos com in-app purchases melhoradas, evitando que você precise sair do app em questão para comprar um conteúdo à parte para ele.
Você perceberá que, ao entrar na seção de apps e jogos da Play Store, estará num ambiente mais verde, assim como ao entrar nos filmes, mudará para vermelho e para livros, um tom mais azulado, facilitando a identificação de onde você se encontra no momento. Tudo isso numa interface ainda mais integrada ao estilo Holo, do Android 4.0 em diante. Ao entrar num app e clicar no botão de comprar, você não será mais incomodado com uma tela dizendo para comprar mais apps ao terminar a compra atual, ele voltará diretamente ao app, melhorando muito mais a usabilidade.
Segundo o Google, a versão 4.0.25 está sendo entregue aos poucos para os usuários de Android 2.2 ou superior, e todos devem estar com ele em mãos nas próximas semanas, automaticamente. Se você tem pressa e quer logo a novidade no seu dispositivo, o Android Police já conseguiu acesso ao app e o disponibilizou na web para qualquer um baixar. Aqui no Brasil, entretanto, a página inicial continua meio vazia, apenas com links para os apps, jogos, filmes e livros, ainda sem destaques, mas com o tempo isso deve mudar.