Browse By

Dica Linux: Deixe seu Ubuntu 13.04 pronto para qualquer mídia

Essa semana, a Dica Linux é para você que acabou de instalar o Ubuntu 13.04 Raring Ringtail e precisa instalar todos os pacotes de mídia necessários para terminar o pós-instalação do sistema.

Fresco e instalado, o Ubuntu oferece um gama interessante de softwares para o uso diário, mas algumas coisas ficam faltando devido a falta de espaço na mídia de instalação. Para suprir e necessidade do usuário de instalar suporte a multimídia (muitas vezes, grandes pacotes que ocupam um espaço considerável na mídia de instalação) a Canonical optou por dar a liberdade ao usuário de marcar a instalação desses codecs no próprio instalador do sistema, desde que o computador esteja conectado a internet. O Ubuntu Restricted Extras instala os pacotes essenciais de multimídia proprietária, mas você ainda pode ter problemas ao executar um ou outro arquivo mais… exótico. A dica de hoje tem como objetivo sanar esse problema instalando todo o tipo de mídia necessária para um bom pós-instalação do sistema, refinando-o para seu uso diário e casual.

Aviso: Esse tutorial é baseado em comandos do terminal. Lembre-se, ele não é um bicho de sete cabeças.

Etapa 1 – Instalando os restricted extras e suporte a DVD’s

Nota: caso tenha marcado a opção para instalar programas de terceiros durante a instalação do sistema, pule essa etapa.

  1. Abra o terminal
  2. Execute o comando:
    sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras non-free-codecs libdvdcss2

Esse comando instala as principais fontes de mídia, como o Flash, extrator de arquivos RAR e plug-ins de MP3 e vídeos.

Etapa 2 – Instalando o repositório MediBuntu

O repositório MediBuntu contém todo o tipo de codecs e plugins de multimídia compatível com o Ubuntu e também é o mais completo deles. Vamos precisar dele para inserir todos os pacotes que não estão incluídos no repositório (canal de software) padrão do Ubuntu. Você pode fazer isso inserindo o canal de software:

deb http://packages.medibuntu.org/ precise free non-free

indo ao menu “Editar -> Canais de Software” da Central de Aplicativos. Não se esqueça de baixar o arquivo que contém as chaves de segurança do repositório e inseri-las na aba “Autenticação” dos Canais de Software.

Alternativamente, você pode inserir a chave e o repositório usando esse comando no terminal:

sudo -E wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update

 Etapa 3 – Instalando os codecs adicionais

Aqui vamos instalar o suporte a praticamente todo o tipo de arquivos de música e vídeo, bem como alguns plug-ins para extrair arquivos compactados. Execute esse comando no terminal:

sudo apt-get install arj faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-ugly icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 non-free-codecs p7zip p7zip-full p7zip-rar regionset sox unace-nonfree uudeview vorbis-tools x264

Etapa 4 – Instalando o Java

Nessa instalação optamos por oferecer a versão de software livre do plug-in do Java, o openJDK, que é aberto e tem atualizações de segurança mais constantes que o plug-in oficial da Oracle. Outro fator determinante é que devido a problemas com a licença do Java, eles não pode ser incluído diretamente no repositório de softwares do Ubuntu, cabendo ao usuário instalar um repositório extra para o instalador.

Para instalar o openJDK execute:

sudo apt-get install openjdk-7-jre  openjdk-7-jdk  icedtea-7-plugin

Caso você necessite do Java oficial:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java && sudo apt-get update && sudo apt-get install oracle-jdk7-installer

Opcional: Instalar um player de video

Caso você queria instalar um player de video diferente do padrão instalado no Ubuntu, recomendamos fortemente o VLC. Ele esta disponível na Central de Software ou via terminal: sudo apt-get install vlc

 

<
  • ricardo

    Meus parabéns.

  • lekegf

    Tira uma dúvida, quando eu gravo o Ubuntu num pendrive e seleciono a opção de salvar as mudanças quando o computador é desligado, ao instalar o Ubuntu em um pc as alterações serão mantidas ou será instalado o Ubuntu padrão?

  • Ajr

    Valeu pelo post!

  • Maurício Rodrigues

    Boa dica, agora pra rodar discos blu ray (filmes originais) será necessário codecs específicos? Sempre que testo o Ubuntu aqui tenho maior dor de cabeça com meu drive.

  • Opteron

    Obrigado pelas dicas!!!

  • Carlos

    Valeu pelas dicas!

  • ae

    bacana

  • Estou testando Linux, mas tem algo que vai me fazer desistir: aceleração via GPU.
    Já tentei de tudo, vários drivers, vários players, várias configurações, mas minha IGP Radeon 3200 não funciona como deveria.

    O uso do processador em vídeos chega a passar de 70%, 80%, isso em vídeos 360p, 480p. Absurdo. No meu XP configuradinho não passa de 10%.

    A rolagem de páginas do navegador também é muito pesado, não entendo.

    • Não tenho certexa, mas acho que não tem mais suporte 3D pra essa placa.

  • Nito

    Eu acho que o Java é instalado quando se instala o ubuntu-restricted-extras.

  • F

    Há muito tempo não utilizo java em meu notebook, hoje em dia esse software não é mais necessário.

    • Pra alguns. Outros muitos ainda precisam pra usar bancos online e declarar o imposto de renda 🙂

  • MaMa

    Muito bom!

    • Nando

      Agora deu certo!

  • fabio

    lekegf tem criar arquivo de persistencia

  • Antonio Ronaldo de Souza

    Essas dicas nós deixa informado e atualizado.

  • Gabriel

    Olha… Sofrendo muito aqui, estou instalando (neste exato momento) o Ubuntu 13.04 através de um dvd que eu gravei, a instalação do SO foi tranquila, SÓ QUE eu não consigo, de forma alguma, instalar o flash player, nem no firefox, nem no Chromium… Tentei pelo método acima, mas aparece um EULA com um “” que não dá para dar ok, fica nisso um bom tempo até que eu me canso e dou /quit na paciência, hahaha… Mas tá complicado, primeira vez que me arrisco com o Ubuntu, ainda tenho dual boot, e nem o PlayOnLinux está instalando também, eu devo ter feito alguma coisa errada, mas o foda é que eu só fiz o que a máquina pediu, logo de cara veio um pedido de atualização, eu dei ok e, com o tempo, disse que deu falha na conexão (10 mb aqui, estou sem nada instalado, logo, banda livre leve e solta)… Caso alguém saiba de uma luz, ficarei muitíssimo grato.