Os usuários de smartphones Android que usam o Twitter provavelmente já estavam cheios do fato de o Vine, serviço do próprio Twitter para compartilhamento de pequenos vídeos, ser exclusivo para iOS. Não mais: Em um anúncio realizado hoje através do blog oficial do Vine, foi anunciada e lançada a versão para Android do serviço. Ainda que com algumas semanas de atraso em relação à versão iOS, a chegada do Vine é muito bem-vinda e uma ótima adição de concorrente para o Cinemagram, que até então era a única opção para compartilhamento de vídeos curtos na plataforma.
Apesar do aplicativo ter sido lançado hoje, seu desenvolvimento não está em sincronia com a versão para iOS. Isso quer dizer que é possível (e provável, se formos comparar com a maioria dos outros aplicativos que funcionam assim) que a versão para iOS ganhe algum recurso antes do Android. Ou o contrário, mas isso infelizmente é pouco provável. Mas de começo, o Vine deu para os novos usuários um recurso até então inédito: Os donos de smartphones que suportam o recurso poderão usar zoom para a gravação de seus vídeos, além de uma navegação offline melhorada em relação ao iOS. No post de anúncio do aplicativo também foi revelado que existem vários recursos planejados que só poderão ser implementados no Android, dadas as limitações do iOS.

A interface do Vine, assim como a proposta do serviço, é bastante simples, lembrando bastante o Instagram. São quatro abas principais que comandam a navegação no aplicativo. A primeira, Feed, mostra os Vines postados pelos usuários que você segue, incluindo os comentários e likes. Em Activity você confere os últimos likes, comentários, citações e novos seguidores da sua conta. Explore é onde você confere os Vines mais populares no mundo, as tags mais utilizadas e os Vines escolhidos pelos editores. Por fim, Profile é onde você vê o seu perfil, da mesma forma que outros usuários o verão.
É possível modificar seu perfil através do botão de preferências no menu contextual, acessível pelo botão no canto superior direito do aplicativo. O modo de gravar vídeos também é bem simples, utilizando o mesmo método “segure-para-gravar” do iOS, mas ainda faltam alguns recursos em comparação com o Cinemagram. O aplicativo está disponível para download gratuitamente na Play Store.
E você, usuário Android, já testou o Vine? Se você é adepto das redes sociais, teste-o em seu smartphone e conte-nos suas impressões sobre o aplicativo!