Notícias

Veja um pouco do que será o Windows 8.1 em um vídeo da Microsoft

Windows 8.1.

No meio de todo o burburinho sobre o Windows 8.1, a Microsoft resolveu quebrar um pouco do “sigilo” e divulgou um vídeo mostrando um “primeiro contato” no sistema.

O preview, que será lançado no dia 26 de junho durante a conferência Build, traz diversas novidades e pequenas mudanças e adaptações. A primeira delas é a tela de bloqueio com fotos do SkyDrive e do PC. Quando o sistema está bloqueado, fotos oriundas do acervo do usuário no SkyDrive e no computador são exibidas aleatoriamente, em diversas formas, transformando a tela em um porta-retratos relativamente bacana.

Logo depois, a nova tela Iniciar, que traz mais possibilidades de personalização. São mais dois tamanhos de blocos e um plano de fundo integrado com o papel de parede da área de trabalho clássica, com diversas opções de cores. Além disso, também há um acesso facilitado a todos os programas arrastando de baixo para cima, organizados por nome, data de instalação, frequência de uso ou categoria. Aplicativos nesta tela podem ser facilmente fixados à tela Iniciar tocando e segurando em seu nome e selecionando a opção para fixar.

A nova tela Iniciar pode ter o mesmo papel de parede da área de trabalho clássica.
A nova tela Iniciar pode ter o mesmo papel de parede da área de trabalho clássica.

A nova pesquisa traz mudanças significativas. Pesquisar o nome de uma figura pública retornará informações diretamente do Bing, com algo parecido com o Gráfico de Conhecimento do Google. Ela mescla informações oriundas da web com o conteúdo presente no seu computador. A medida em que o termo é digitado, resultados de arquivos, apps e configurações saltam instantaneamente na barra lateral.

A multitarefa também foi melhorada na interface moderna do sistema. Abrir um anexo de e-mail não fecha mais o app de e-mail do sistema, mas abre um preview lado-a-lado usando o respectivo aplicativo para o tipo de arquivo, lembrando que é possível ajustar o tamanho que cada app ocupa na tela.

O canto inferior esquerdo agora tem seu botão Iniciar de volta.
O canto inferior esquerdo agora tem seu botão Iniciar de volta.

Vale notar que pouco foi dito sobre a área de trabalho clássica do Windows 8.1. Ela foi vista apenas enquanto Jensen Harris estava demonstrando o plano de fundo integrado, mas já foi possível notar que o botão Iniciar está de volta na barra de tarefas. Entretanto, o menu Iniciar não. O botão abrirá a tela Iniciar, como esperávamos desde o começo. Não foi dessa vez.

[Engadget]
Tags: Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!