Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: 10 programas para Linux

Hoje é quarta-feira, dia de Dicas para Linux. E hoje iremos recomendar 10 programas excelentes mas um tanto esquecidos pelas instalações padrão das distribuições ou mesmo pelos usuários. É uma dica simples, mas que vai ajudar principalmente os menos “exploradores” do ecossistema do pinguim.

1 – SMPlayer

Usar o Totem ou o fantástico VLC todos fazem. Talvez não queiram outro tocador, pois o quem vem por padrão na distribuição Linux mais usada ou um dos mais famosos player do mercado já fazem tudo.

Mas existe o SMPlayer, um front-end do MPlayer feito em Qt que roda qualquer formato de vídeo. Com o visual agradável, customizável e com muitas opções ele é um tocador que todos deveriam conhecer.

SMPlayer
SMPlayer

O SMPlayer está disponível em qualquer repositório de programas. No Ubuntu, ele pode ser baixado na Central de Programas do sistema.

2 – Clementine

Rhythmbox, Banshee e Amarok estão na boca do povo. Mas existe um tocador de áudio considerado até melhor que todos esses e que não está na instalação padrão das distribuição. Trata-se do Clementine.

Clementine é um player completo, amigável, que ajuda a organizar sua biblioteca de músicas. É ainda possível conectar-se ao Last.fm, Grooveshark, Magnatune e Digitally Imported.

Clementine
Clementine

Como bônus, você pode colocar barulhos de fundos como de chuva. É estranho, mas vai que você goste de ouvir música em um dia chuvoso mas more numa cidade que só dê sol.

3 – Rainlendar

Rainlendar é um calendário que fica fixado no desktop. Com ele você marca compromissos e tarefas importantes, que poderão receber a marcação de alerta e um pop-up com som avisa do que precisa lembrar.

O aplicativo é grátis mas está disponível uma versão paga com suporte ao Google Agenda. O Guia do PC já falou sobre ele. Dê uma lida:

Rainlendar | Leia

4 – SoftMaker Office

LibreOffice e OpenOffice estão entre os pacotes de escritórios mais usados. São concorrente sim do Microsoft Office, pois conseguem fazer as tarefas mais comuns de escritório muito bem.

Mas existe um pacote com editor de textos, planilha eletrônica e um aplicativo de apresentação que não faz feio e tem uma compatibilidade com os sinistros formatos proprietários e semi-abertos da Microsoft como nenhum outro tem. Arquivos .doc e .docx irão abrir perfeitamente, sem problemas. Não estou certo da razão disso acontecer, mas talvez a empresa alemã SoftMaker tenha licenciado alguns componentes proprietários que estão incluídos até no OpenXML da empresa desenvolvedora do Windows.

SoftMaker é pago, multi-idioma e está disponível no site oficial para testar:

SoftMaker Office | Download

Existe também a versão grátis, com menos recursos, que o Guia do PC já indicou:

FreeOffice | Leia

5 – Netflix Desktop

Netflix é o serviço de streaming de filmes e séries mais usado no mundo. O serviço é muito bom, principalmente no exterior. No Brasil, ele tem alguns programas, que foi bem falado na análise do serviço:

Netflix | Review

O serviço não é compatível com Linux por usar o Microsoft Silverlight, um componente concorrente da tecnologia Flash que é exclusivo para Windows e Mac OS X.

Contudo, existe uma alternativa, um repositório do Ubuntu que instala um WINE modificado para rodar o Silverlight com perfeição. Não é o ideal e pode-se dizer sim que é uma gambiarra, mas é uma gambiarra muito bem feita.

Netflix Desktop
Netflix Desktop rodando no Ubuntu

Leia a dica já dada aqui no site e uso o serviço Netflix no Linux:

Netflix Desktop | Leia

6 – Comodo Antivirus

Muitos não sabem mas existem vírus para Linux. Isso pode ser um choque para os que acham que o sistema é magicamente imune à pragas virtuais. Mas acalme-se, a virulência desses pragas são baixas devido a uma série de motivos. A principal, sem dúvidas, são as características do sistema, que impede uma propagação nos moldes de uma pandemia.

Mesmo assim prevenção é sempre necessária, pois pragas perigosas que podem causar um prejuízo incalculável para você pode uma hora ou outra aparecerem.

Então, nada melhor que um antivírus que trabalhe em tempo real. O Comodo Antivirus é excelente para isso, pois ele inicia com o sistema e protege sempre, sem necessidade de mais operações. O Guia do PC explicou como instalar. Dê uma lida:

Comodo Antivirus | Leia

7 – Furius ISO Mount

GNU/Linux consegue montar imagens ISO por padrão, mas usando comandos no Terminal. Como digitar comandos é chato, nada melhor que usar um programa gráfico para realizar essa tarefa.

Um programa simples e muito bom é o Furius ISO Mount Tool, feito em GTK+ e disponível nos repositórios das distribuições.

8 – Steam

O programa Steam é um aplicativo para usar o serviço da Valve de venda de jogos para computador e sua comunidade dentro do serviço. Não é um programa negligenciado e desconhecido, mas seu uso está abaixo do esperado.

O responsável é a limitada biblioteca de jogos, que está longe de ser parecido com do Mac OS X ou infinitamente longe da biblioteca do Windows.

Steam para Linux
Steam para Linux ainda tem uma biblioteca ainda pequena

Talvez as coisas melhores com o lançamento do Steam Box, o console-PC da Valve, que por enquanto não tem previsão para aparecer no mercado. Torcemos para que esse console não vire vapor no pior sentido da palavra. Caso esse equipamento chegue logo para brigar com PS4 e Xbox One, é possível que os jogos surjam, pois o console é baseado no Linux, o que facilita a vida dos programadores, já que o PS4 tem um UNIX como base e usa o OpenGL como API gráfica.

Steam tem suporte oficial somente para o Ubuntu, mas funciona em outras distribuições. Ele pode ser baixado em alguns repositórios oficiais como da Canonical ou no site oficial:

Steam para Linux | Download

9 – Turpial

Turpial é um aplicativo para Twitter desenvolvido em Python. É uma alternativa muito boa para quem gosta de postar comentários no serviço do passarinho azul.

Ele tem uma funcionalidades boas, como integração com o desktop, assistente de menções, de imagens e usa poucos recursos da máquina.

Ele pode ser baixado no repositório oficial. No site tem uma lista de repositórios de diferentes distribuições:

Turpial | Download

10 – Ubuntu One

Dropbox está disponível para Linux e é o serviço de armazenamento digital mais usado no mundo. O sucesso é inquestionável e é explicado pela qualidade do Dropbox. Eu não vivo sem ele e muitos também usam todos os dias.

Mas o serviço da Canonical não perde para o Dropbox. O Ubuntu One é muito bom e tem recursos a mais, como o streaming de músicas pela integração com a loja de músicas.

ubuntu_one
Ubuntu One

São 5 GB de espaço grátis, expansível com recomendações para amigos ou pagamento de mensalidade ou anuidade.

Ubuntu One é compatível com o Ubuntu e a instalação tem que ser feita na primeira abertura do aplicativo que vem com o sistema da empresa britânica. A inscrição é feita na tela do aplicativo mesmo.

Mas e você tem recomendações de programas? Diga aqui nos comentários. Aproveite para deixar outras dicas, escrevendo logo abaixo ou mandando um e-mail para admin@guiadopc.com.br. Também aproveite nossas outras dicas:

Tags: Dicas para Linux, Software

Você também vai gostar

Leia também!