Notícias

AMD ajudará a deixar o LibreOffice mais rápido

A AMD anunciou que irá se juntar a outras gigantes da tecnologia como o Google e a Free Software Foundation em favor da The Document Foundation, fundação sem fins lucrativos que está por trás do LibreOffice. O objetivo da AMD em específico nessa iniciativa é auxiliar no suporte a aceleração por hardware nos aplicativos da suíte. O recurso já está disponível nos principais concorrentes pagos e é uma excelente adição à melhor alternativa gratuita disponível atualmente.

O suporte a aceleração por hardware irá atuar direcionando parte dos cálculos mais complexos feitos no Calc (editor de planilhas) e a renderização gráfica do Impress (editor e apresentador de slides), por exemplo, para o processador gráfico, gerando um processamento mais rápido por usar mais do potencial disponível pelo computador.

LibreOffice (1)

A previsão é de que o recurso esteja disponível a partir do LibreOffice 4.1, que por sua vez deve ser liberado quando o desenvolvimento do novo recurso for concluído. A suíte, que é uma excelente opção para quem não quer gastar com suíte de escritório ou se identifica com os ideais open-source, atualmente se encontra na sua versão 4.0.4 e pode ser baixada gratuitamente sob licença LGPL.

Tags: Linux, Software

Você também vai gostar

Leia também!