Hoje foi um dia difícil na vida dos concorrentes. O WeChat foi anunciado em um evento na manhã de hoje, na Vila Madalena, São Paulo. O aplicativo promete revolucionar a experiência de usuário para conversar por texto, voz e vídeo.

Mas o que é o WeChat?
O WeChat é um aplicativo para smartphones que permite que usuários conversem entre si de diversas maneiras usando o smartphone. Ele é especialmente desenhado para usuários móveis e conta com muitos diferenciais em relação a outros apps deste mesmo nicho.
http://youtu.be/CpyL9JveyhQ
Além das conversas tradicionais através de mensagens, ele permite usar recursos como “Segure para Falar”, que imita um rádio com PTT, Contas Oficiais para marcas e celebridades e emoticons exclusivos, com possibilidade de personalizá-los e inserir suas próprias versões. É mais ou menos como funcionava no extinto MSN/Windows Live Messenger.

O WeChat também possui recursos para socialização, como Olhar em Volta, Garrafa à Deriva e Agitar, além da “mini” rede social Momentos. A função Olhar em Volta verifica usuários do WeChat próximos à sua localização e exibe uma lista com distância, dando prioridade aos seus amigos que você possui adicionado. A “Garrafa a Deriva” lança uma mensagem publicamente para que qualquer um encontre-a e leia. Por fim, a função Agitar permite aos usuários contatar pessoas ao redor do mundo ao agitar o aparelho.

A rede Momentos permite compartilhar fotos, comentários e links para que seus amigos vejam tudo. Apenas amigos com permissão podem acessar este tipo de conteúdo. Os amigos podem ser adicionados através de uma ID única ou através de um QR Code que pode ser criado e personalizado pelo usuário.
Outro recurso bem interessante do WeChat é o Web WeChat, que permite que um computador seja utilizado para conversar com amigos, usando um QR Code autenticado pelo celular. Assim, será possível conversar através da web, economizando tempo. Além disso, ele também permite a transferência de arquivos entre computador e celular.
Atualmente são 300 milhões de usuários ao redor do mundo, sendo 70 deles fora da Ásia, seu mercado anfitrião. Já alcançou primeiro lugar em App Stores em 41 países diferentes e aqui no Brasil já alcançou o segundo lugar após ter seu comercial veiculado na TV aberta na noite de ontem. O app está disponível para Android, iOS, BlackBerry OS, Windows Phone e Symbian (!), e é gratuito. Está disponível no site oficial, em português, e com Open API para parceiros e contas oficiais.