Notícias

Causo do dia: Bots de Quake III preferem a paz à matança

quake-iii-arena

Quando você joga um FPS (First Person Shooter), mais comumente conhecido como “jogos de tiro”, você não pensa muito na paz, não é mesmo? Pelo contrário, você quer mais é que o circo pegue fogo para poder sair metendo bala em qualquer coisa que se mexa. Quanto mais frenético, quanto mais tiros, quanto mais explosões, melhor! Isso é lógico! No entanto, o que você diria se soubesse de uma história onde bots de um jogo de tiro se recusaram a dar continuidade à matança descerebrada? Bom, foi exatamente isso que aconteceu, ou pelo menos dizem que aconteceu, numa partida de Quake III Arena. Bem, o causo é o seguinte:

O jogo Quake III Arena foi lançado em 1999, pela conhecida ID Software. Apesar de antigo, sua mecânica e motor gráfico são a base de muitos outros FPS atuais. Tratava-se de um multiplayer, bem ao estilo do atual Battlefield 3, onde jogadores de todo o mundo lutam entre si em diversos mapas e vários modos de jogo. A diferença de Quake III para os demais, é que ele possuía um modo de treino, onde você jogava contra bots – que são jogadores controlados pela própria máquina. A IA (Inteligência Artificial) desses bots, tinha sido programada para eles aprenderem com o tempo. Como assim? À medida que eles jogavam, eles iam descartando as estratégias ineficientes para se manterem vivos, aumentando gradativamente a dificuldade das partidas.

quake-iii-arena

Porém, como cada round era muito rápido, esse recurso engenhoso de programação costumava passar despercebido. Todavia, uma alma curiosa resolveu ver o que acontecia se uma partida durasse muito tempo. Assim, um usuário anônimo do fórum 4chan – que foi quem contou a história – montou um servidor pirata e colocou 16 bots para brigarem entre si, numa partida que durou quatro longos anos! Depois de todo esse tempo e de quase ter esquecido seu pequeno experimento, o usuário voltou ao servidor para ver como estavam as coisas por lá. Ele estava curioso para ver como a Inteligência Artificial havia se comportado ou, até mesmo, para ver se a máquina tinha aguentado todo esse tempo rodando o jogo.

Bem, agora vem o primeiro momento bizarro. Ao checar a partida, ele descobre que os 16 bots estão todos parados, desarmados e sem dar um tirinho sequer, sem ferir ninguém. Eles não esboçam nenhuma reação. Imaginando que o sistema tenha dado uma pane, ele resolve verificar o status do servidor que, para sua surpresa, estava completamente normal. Tudo funcionando perfeitamente. Ele então resolve entrar na partida. Aí acontece o segundo momento bizarro dessa história. Os bots apenas o seguem com o olhar, onde ela vai, os bots vão acompanhando com a cabeça. Ele decide quebrar a trégua e atirar num dos bots. Após receber o dano, todos os outros bots saem de suas posições, se armam e matam o nosso curioso usuário anônimo do 4chan. Antes de poder renascer na partida novamente e ver como os bots reagiriam à sua volta, o servidor dá pau e desliga.

[Pausa para o espanto]

Decerto, é uma história e tanto! Mas será que ela é real? Provavelmente não. Temos inúmeros motivos para duvidar. Mas eu gostaria muito que fosse! Primeiro, o responsável pelo feito não se identificou, como já mencionado, é um usuário anônimo do fórum 4chan, famoso por criar histórias falsas e difundi-las pela internet. Segundo, muita coisa poderia ter dado errado nestes 4 anos. Como uma máquina consegue ficar ligada ininterruptamente por todo esse tempo, sem sofrer com crashs, travamentos ou mesmo uma falta de energia momentânea? Claro, é plenamente possível, só pouco provável. Terceiro, a falta de provas mais contundentes, como fotos ou vídeos, só contribui ainda mais para que essa intrigante história seja considerada falsa.

Mesmo assim, se você quiser conferir o post original do usuário no 4chan, há um link para uma imagem desta thread. Está em inglês, claro. Apesar da razão me dizer claramente que essa história é falsa, eu gostaria muito que ela fosse verdade. Já pensou que incrível e aterrorizante ao mesmo tempo saber que nós podemos desenvolver uma inteligência artificial a ponto de máquinas tomarem decisões complexas? Os bots deste causo, por exemplo, perceberam que a melhor estratégia para o jogo era simplesmente a paz! Ninguém se mexe, ninguém se arma, ninguém atira. E pronto, fica todo mundo vivo! :D Resumindo, eles conseguiram algo que até hoje a gente não conseguiu: a paz mundial!

Mas e você? Acha que essa história é fake? O que achou deste curioso causo? Vamos conversar nos comentário! :D

Tags: Jogos

Você também vai gostar

Leia também!