Notícias

Google anuncia o Chromecast: O Chrome na sua TV

Ainda no evento de hoje em que o Google anunciou o Android 4.3 e o novo Nexus 7, foi revelada pelo Google uma novidade que é muito bem-vinda em sua linha de produtos. O Chromecast tem como principal proposta levar o Google Chrome para a sua TV. Trata-se de um pequeno dispositivo controlado por qualquer dispositivo que consiga rodar o navegador do Google que é ligado na sua televisão através de algo parecido com um pendrive.

Chromecast-3

As semelhanças do Chromecast com os dongles chineses com Android que são vendidos por aí se limitam ao formato físico e às conexões: Ele mede apenas cinco centímetros e você conecta ele diretamente à entrada HDMI da sua televisão e liga a outra extremidade a alguma porta USB da TV ou ao adaptador para tomada incluso no pacote (caso a energia da porta USB seja insuficiente). E é só ligar para ver que se trata de uma proposta diferente: O Chromecast não usa um controle remoto. Nem um teclado ou um mouse: O controle do dispositivo é totalmente feito pelos aplicativos que suportam o recurso, compatível com iOS, Android, PC e Mac. Controlá-lo não deve ser um grande problema, já que praticamente qualquer um tem algum computador ou gadget capaz de rodar o Chrome atualmente, embora alguns provavelmente sentirão falta de um controle remoto na sala. Chromecast-1

Em comparação (inevitável) com o AirPlay da Apple TV, o Chromecast é capaz de espelhar apenas a janela do Chrome, o que é suficiente para a maioria dos usuários, mas pode não agradar a todos. Uma grande vantagem do Chromecast é o quão aberto ele é a novas possibilidades. Isso porque o Google disponibilizou desde já um kit de desenvolvimento de software (SDK) para que desenvolvedores de todo o mundo possam estar implementando os recursos em seus próprios aplicativos. Provavelmente a adição de mais aplicativos suportados irá tornar o gadget ainda mais atraente em algumas semanas, mas de início, ele é compatível com os aplicativos do Netflix, Youtube, Play Music e, claro, o navegador Chrome.

Chromecast em ação na TV
Chromecast em ação na TV

O Chromecast já está disponível para compra em algumas lojas online norte-americanas (inclusive a do Google) e deve chegar às lojas físicas no próximo dia 28 custando (pasmem) apenas 35 dólares. É uma pena pensar que esse valor provavelmente seria triplicado caso o dongle seja vendido no Brasil. De qualquer forma, aparentemente o Google anda levando seus planos de dominação global a sério. Primeiro o seu computador, depois o seu bolso, agora a sua TV.

Chromecast-3

[Imagens por The Verge]
Tags: Gadgets, Google

Você também vai gostar

Leia também!