Notícias

Android 4.3 é lançado; confira as novidades

Algumas dicas de que o Android 4.3 seria lançado em breve foram dadas durante as últimas semanas, em especial a aparição da nova versão do sistema nos novos aparelhos Google Edition, o HTC One e o Galaxy S4. Hoje, numa conferência oficial do Google, o sistema foi apresentado oficialmente. Ele ainda carrega o nome de Jelly Bean e traz algumas pequenas melhorias em relação à versão anterior e alguns novos recursos interessantes, em especial para tablets.

Novidades do Android 4.3 no Nexus 4
Novidades do Android 4.3 no Nexus 4

Os usuários de Tablets Android agora podem contar com um recurso extremamente útil: O de ter vários perfis de usuário no Tablet. Cada usuário tem seus próprios dados de aplicativo e personalização do aparelho, como wallpaper, ícones e aplicativos. É possível criar um usuário com restrições de uso para, por exemplo, evitar que crianças instalem aplicativos ou acessem conteúdo de uma faixa etária inadequada no Google Play.

O Nexus 4 e o Nexus 7 de segunda geração ganharam suporte à tecnologia Bluetooth Low-Energy (BLE), que diminui o consumo de energia pelo Bluetooth para que este se conecte a dispositivos mais simples, como sensores, pedômetros ou teclados. Quem gosta de jogar no celular ou tablet também deve estar feliz com a adição do suporte a OpenGL ES 3.0, que traz novas bibliotecas gráficas para o sistema, capazes de exibir gráficos ainda mais realistas e sofisticados. A discagem para números telefônicos também foi facilitada na nova versão com a implementação da função autocompletar no teclado de discagem, exibindo os contatos à medida que o número vai sendo digitado (o que já era visto na maioria das ROMs customizadas). Também está presente o novo aplicativo da câmera – que é exatamente o mesmo que tinha aparecido na internet anteriormente.

Assim como preveram os rumores, no Android 4.3 o Google ativou por padrão uma opção que mantém o WiFi ligado mesmo quando a conexão está desativada, a fim de tornar a geolocalização do aparelho mais rápida por meio da detecção das redes ao redor. Por fim, uma série de melhorias foram feitas “debaixo do capô” para que o sistema se torne ainda mais responsivo e fluído.

O Android 4.3 já equipa o Nexus 7 de segunda geração por padrão e também está disponível para atualização OTA para o Galaxy Nexus, Nexus 4, Nexus 7 e Nexus 10. Usuários de outras marcas ainda precisam esperar pela boa-vontade dos fabricantes.

Agradecimentos ao Celso Werdam pelas screenshots!
Tags: android, Google

Você também vai gostar

Leia também!