Notícias

The Old Reader será desligado em duas semanas

Quando o The Old Reader foi criado, a proposta era de trazer de volta o compartilhamento de postagens no Google Reader como era originalmente, fugindo da então nova implementação que usava o Google+ como mecanismo para compartilhar os artigos. Até aí, não era muito difícil manter o serviço funcionando; a maioria dos usuários ainda usava o serviço diretamente pelo Google e os que sentiam falta do velho recurso fugiam para a versão alternativa. Tudo funcionava muito bem.

Até que, em março, o Google resolveu descontinuar o Reader. Para o desespero de Dmitry KrasnoukhovElena Bulygina, desenvolvedores do The Old Reader, que já preveram a quantidade de trabalho que teriam a seguir. Nas palavras deles mesmos, “[…] em março, as coisas se tornaram um pesadelo”, deixando-os sem nenhum tempo livre devido à demanda de tempo que o leitor de RSS requeria. Na última semana, a dificuldade aumentou ainda mais, chegando a ocorrer um blackout nos servidores e a decisão mais extrema precisou ser tomada: O The Old Reader será desativado em duas semanas. 

The-Old-Reader

Pelo menos é o que vai acontecer para a maioria dos usuários: Se você se inscreveu no serviço antes de 13 de Março (o dia em que o Google anunciou o fim do Reader), o site continuará online de modo privado para os usuários mais fieis do serviço; mas se você só foi procurar o Old Reader depois de perceber que iria precisar de uma alternativa, não tem jeito: Você deve exportar suas assinaturas no formato OPML e fazer mais uma vez sua trouxa e procurar outro serviço.

Entretanto, ainda há uma esperança: Embora os desenvolvedores tenham descartado a opção de tornar o serviço pago para sustentar os custos com a manutenção e o desenvolvimento, eles estão abertos a propostas de empreendedores que estejam dispostos a comprar o serviço para mantê-lo no ar. Portanto, você, leitor do Guia do PC que tem aquela grana guardada e não sabe como a usar para ajudar a humanidade: Comprar o The Old Reader e mantê-lo no ar é uma excelente opção!

Talvez a quantidade de usuários do Reader fosse pequena para o Google, mas para qualquer outro serviço é um grande peso a se carregar. Levando isso em consideração, fica a dúvida: Quem será o próximo a cair?

Descanse em paz, The Old Reader!

Tags: Web

Você também vai gostar

Leia também!