
O site britânico CustomPC em parceria com o BenchTec, tiveram a chance de colocar as mãos num dos últimos lançamentos da Intel, o poderoso Core 2 Duo E8600, com clock padrão de 3.33GHz. Eles não apenas testaram o processador, mas também fizeram um overclock extremo alcançando 6.16GHz. Tudo isso com a ajuda de alguns litros de Nitrogênio líquido (LN2). A façanha ficou a cargo de dois dos melhores overclockers da Inglaterra: Sacha35 (Paul Watkinson) e Bazx (Barry Wynd), ambos da BenchTec.
O teste iniciou com algums problemas devido a instalação de drivers da poderosa Radeon HD 4870X2. Depois de tudo certo, a equipe de overclockers inicou a montagem da máquina e a colocação de nitrogênio líquido que abaixou a temperatura do E8600 para cerca de -120ºC. Isso já prova o fato de que o processador suporta trabalhar em temperaturas tão baixas, ao invés de simplesmente congelar (rá!).

Ao invés de usar Windows XP ou Vista, eles usaram o Windows Server 2008, que segundo a equipe, teria uma estrutura mais estável para suportar tamanho clock. A placa-mãe era uma ASUS Rampage Extreme. O multiplicador ficou em 10x e a voltagem do núcleo do processador em 1.9v. O FSB ficou em torno dos 600MHz.

Os testes de desempenho começaram com o cálculo do SuperPI. Para calcular 1 milhão de casas decimais do número PI (1M), o E8600 rodando a 6GHz marcou incríveis 7.8 segundos, em um processo que geralmente leva entre 20-60s, com outros processadores mais modestos. As ferramentas para chegar a tal marca incluiam o Rampage Extreme’s TweakIt, que os permitiram ajustar o overclock sem ter que reiniciar.
Eles não pararam por aí e elevaram o processador à marca dos 6.05GHz, que fez com que o CPU marcasse 7.7 segundos calculando o SuperPi de 1M. Subindo mais um pouco, a dupla do teste deixou o E8600 em 6.07GHz com as memórias Corsair Dominator DDR3 PC18000 trabalhando a 972MHz (1.94GHz efetivo). O recorde no SuperPI de 1M foi incrível: 7.6 segundos. Chegando a uma situação crítica, o CPU terminou os testes chegando a 6.16GHz com FSB de 616MHz. Como a equipe estava sem muito tempo para terminar a maratona, não teve como checar se o sistema permanecia estável por um tempo considerável. Segundo os overclockers ingleses, com mais alguns ajustes, o E8600 seria capaz de avançar bem mais(!).

O resultado do dia de testes foi excelente, considerando um overclock de quase 85% num processador de clock padrão 3.3GHz. Já que não foi utilizado Windows XP ou Vista, não houve testes de performance em jogos. Os experimentos tiveram como objetivo explorar a (incrível) capacidade do modelo de ponta da série Core 2 Duo. No link da fonte, você confere um vídeo exibindo cenas dos testes realizados.
Fonte: CustomPC