Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Mate o X no Ubuntu

Diz a lenda que sistemas Linux não travam. Ainda mais quando eles dominam a supercomputação. Bom, isso é só lenda. Qualquer sistema pode travar e o grande culpado é algum programa ou driver que se comportou de maneira inadequada. Agora imagine ter que reiniciar o PC quando isso acontece. Chato, não? Pois você não precisa. Mate o X e resolva seus problemas.

Um recurso usado por usuários de sistemas GNU/Linux é a reinicialização do servidor gráfico, evitando ter que desligar o computador e religá-lo. Ele caiu em desuso, principalmente pelo sucesso do Ubuntu.

Para matar o X, o servidor gráfico do sistema, bastava apertar “Ctrl + Alt + Backspace”. A Canonical retirou o atalho de sua distribuição. É provável que o departamento de “Markting” (alguém entendeu a piada?) tenha pensado “vamos retirar do sistema, para dar a sensação de Linux estável”.

Felizmente o Ubuntu de hoje não o Ubuntu do passado e ele é sim estável. Mas eventualmente drivers e programas podem fazer o sistema da empresa britânica travar. É raro, mas pode acontecer. Mas como então irei matar o X se não dá para usar a famosa combinação de teclas?

Ativando o atalho do teclado

É simples ativar a combinação de teclas que faz o servidor gráfico reiniciar. Está vendo o menu do sistema perto do relógio? Clique lá e depois na opção “Configurações do sistema,,,”.

Aberto o menu de configurações do Ubuntu, selecione o “Teclado”.

Matar X no Ubuntu
Clique em “Teclado”

Vai aparecer uma opção chamada “Configurações de dispositivos”. Clique.

Matar X no Ubuntu
Clique na opção lá embaixo

Agora aperto no botão de opções, embaixo.

Matar X no Ubuntu
Clique em opções no canto inferior direito

No menu que irá se abrir, marque a opção no submenu “Sequências de teclas para matar o servidor X”.

Matar X no Ubuntu
Marque a opção

Agora você pode ser o maior assassino do X, matando-o sempre que quiser. Aproveite essa sua ânsia e diga o que achou da dica desta quarta-feita ou para reclamar da Microsoft do motivo de não ter algo parecido no Windows.

E caso esteja entendiado, aumente seus conhecimentos com outras dicas para Linux:

Tags: Dicas para Linux, Linux

Você também vai gostar

Leia também!