Dicas e tutoriais

Crie um CD de recuperação do Windows Vista

Uma das novidades do Windows Vista Service Pack 1 é a possibilidade da criação de um disco de recuperação do sistema. Ou melhor, era para ser uma novidade, já que por razões desconhecidas, essa funcionalidade não existe na versão final do Service Pack.

Apesar do recurso estar disponível nativamente no DVD de instalação do Windows Vista, isso pode ser útil para quem necessita dessa ferramenta sempre a mão, inclusive em um mini CD com menos de 200 MB, além de poupar a mídia original do sistema.

Antes de tudo, é necessário baixar o arquivo da versão beta de Service Pack 1 do Windows Vista. Faça download diretamente daqui (x64 aqui). Extraia e cole na pasta System32 (geralmente em C:\Windows\System32). A dica se resume praticamente nisso. Porém, temos que obter privilégios para poder renomear o arquivo original.

Vá às propriedades do arquivo (o original, na pasta System32), na guia Segurança. Na janela que aparece, na aba Proprietário, clique em Editar. Selecione Administradores ([nome-do-PC]/Administradores) e dê Ok para todas as janelas, inclusive a primeira, das propriedades do arquivo. Um pouco confuso, não? As imagens abaixo são de grande auxílio.

Propriedades do arquivo
Propriedades do arquivo
Detalhes das propriedades avançadas
Detalhes das propriedades avançadas

Abra novamente as propriedades do arquivo na guia Segurança e clique em Editar. Por fim, selecione Administradores ([nome-do-PC]/Administradores), marque a caixa correspondente a Controle total e dê Ok para tudo.

Detalhes das opções a serem configuradas
Detalhes das opções a serem configuradas

Pronto, todo esse trabalho para poder substituir o arquivo original que no final das contas não serve para nada. Renomeie o arquivo original para “recdisc.old” (ou outro nome de sua preferência) e finalmente cole o arquivo baixado aqui para pasta System32.

Sem segredos esta última parte: Para criar o CD de recuperação do Windows Vista, basta executar o arquivo “recdisc” e selecionar uma gravadora a ser usada para queimar o CD, como mostra a imagem abaixo.

Programa em execução
Programa em execução

Coloque o DVD de instalação do Windows Vista no drive de CD, selecione-o e clique em Continuar.

DVD de instalação do Vista no drive e selecionado
DVD de instalação do Vista no drive e selecionado

Basta esperar alguns minutos até que a imagem seja preparada, quando solicitado, colocar uma mídia virgem no drive e confirmar.

Criando a imagem do CD
Criando a imagem do CD
Mensagem alertando o usuário sobre a mídia virgem
Mensagem alertando o usuário sobre a mídia virgem

Por fim, aguarde mais alguns minutos até que a imagem seja gravada. Simples assim!

Vale lembrar que esse CD é restrito a recuperação do Windows, como por exemplo, recuperar a incialização, restaurar uma imagem do HD, entre outras. Em outras palavras, com ele não é possível instalar o Windows.

Tags: Destaques, Gadgets, Segurança, Software, Windows Vista

Você também vai gostar

Leia também!