O Google atualizou seus Termos de Utilização. Antes de “ler e concordar”, saiba que com estes novos termos, seu nome, sua foto, e seus comentários poderão ser veiculados junto de anúncios. A atualização foi divulgada na semana passada, mas os termos só começam a valer a partir de 11 de novembro.
O Google chamou esta medida de “recomendações compartilhadas”. Ao comentar (positivamente) em um aplicativo da Google Play, por exemplo, o Google pode mostrar este comentário, seu nome e sua foto em uma publicação que promova este aplicativo. Se você segue uma empresa no Google+, você pode aparecer em uma propaganda dela – mas apenas para pessoas que você também circulou. Segundo o Google, sua privacidade ainda é importante, e você pode desativar estas configurações quando quiser. Basta acessar suas preferências e desmarcar a opção “Com base em minhas atividades, o Google poderá exibir meu nome e minha foto de perfil em recomendações compartilhadas em anúncios”. Porém, esta configuração virá ativada como padrão, caso você não se manifeste até o dia 11 de novembro.
A medida, no entanto, não é uma ideia original da empresa. Recentemente, o Facebook enfrentou vários problemas com seus usuários após implementar as histórias patrocinadas, que faz exatamente a mesma coisa que o Google fará, mas com uma diferença importante: no Facebook você não pode desativar estas configurações.
Informações de usuários menores de 18 anos não serão utilizadas, mas eles poderão visualizar anúncios com nomes e imagens de seus contatos normalmente. Segundo o Google, informações mais “sensíveis” como emails e endereços não serão divulgados. A empresa já começou a enviar emails aos seus usuários informando sobre as mudanças, além de exibir anúncios e notificações em seus principais produtos avisando sobre as alterações.