Notícias

Latinoware 2013: CMS, Privacidade e Empreendedorismo

Direto da Latinoware 2013 em Foz do Iguaçu, PR – O segundo dia da Latinoware prossegue com a programação de palestras, mini-cursos e exposições relacionadas a todo o mundo do Software Livre. Os temas mais variados estiveram presentes, dentre os quais alguns se sobressaem.

DSC02009

O espaço Equador, por exemplo, passou a maior parte do dia exibindo palestras sobre sistemas de gerenciamente de conteúdo (CMS), ministradas por alguns dos geeks mais experientes do país. Os nomes mais conhecidos estavam por lá: WordPress, Joomla e Drupal, culminando em uma mesa redonda para uma discussão no fim da tarde em busca de apontar as vantagens e desvantagens de cada uma das opções. É importante ressaltar que, como disse Dries Buytaert, fundador do projeto Drupal, os concorrentes da plataforma não seriam as outras opções de código aberto, mas sim os sistemas proprietários que ainda estão tão presentes no meio empresarial.

Palestra de Drupal por Renato Vasconcelos
Palestra de Drupal por Renato Vasconcelos

Uma das grandes atrações desta tarde foi também a polêmica palestra-discussão Windows x Linux, guiada por Felipe Garcia. A curiosidade dos participantes foi toda que mal houve espaço para que todos participassem da ocasião no espaço Bolívia. O espaço Paraguai, por outro lado, foi a sede de alguma palestras relacionando o empreendedorismo com a tecnologia e outras sobre privacidade – um dos temas mais importantes a serem abordados, uma vez que dizem respeito à sociedade de forma geral, e não apenas aos usuários avançados que frequentam palestras e seminários do gênero.

Os mini-cursos também continuam ocorrendo à todo vapor. Os participantes interessados puderam participar de pequenos cursos de 4 ou 8 horas de duração sobre o LibreOffice, MySQL, Arduino, Geolocalização e outros – uma excelente oportunidade de aproveitar o evento para se especializar ainda mais em um assunto de seu interesse.

A LatinoWare está em sua décima edição e trouxe vários nomes de peso para Foz do Iguaçu, no Paraná, durante os dias 16, 17 e 18 de Outubro de 2013.

Tags: Eventos, Latinoware

Você também vai gostar

Leia também!