Notícias

Latinoware 2013: Hardware aberto, minicursos e… Street Fighter!

Direto da Latinoware 2013 em Foz do Iguaçu, PR – O terceiro dia da Latinoware é o último do evento, mas não é por isso que ele é menos importante que qualquer um dos anteriores. A programação continua com sua vasta variedade de atividades em geral, divididas entre palestras e mini-cursos – desta vez com uma pequena pausa às 14h para que fosse tirada a foto oficial do evento. O Guia do PC esteve por lá e conta pra você o que houve de melhor nesta sexta-feira (18) no Parque Tecnológico Itaipu, onde o evento ocorre.

Um dos destaques do dia foi a palestra “O menor computador do mundo”, ministrada pelo professor Fábio Marques, do Instituto Federal de Goiás. Marques fez uma breve introdução sobre o Raspberry Pi, computador completo do tamanho de um cartão de crédito que custa apenas 35 dólares. O professor explicou também a grande variedade de usos que o dispositivo pode ter, de um centro de mídia capaz de rodar vídeos em resolução 1080p a uma máquina para automação comercial.

Palestra sobre o Raspberry Pi
Palestra sobre o Raspberry Pi

Também foi apresentada na ocasião um fliperama montado com um Raspberry Pi e um Arduino Leonardo para o gerenciamento dos controles. A palestra terminou com uma divertidíssima partida de Street Fighter II, emulado dos arcades diretamente pelo Raspberry Pi com o emulador MAME.

Street Fighter II!
Street Fighter II!

Dentre as demais atrações, houve um duelo entre as principais distribuições Linux existentes, algumas palestras dando informações mais detalhadas sobre o Firefox OS e, como nos outros dias, uma oficina de robótica no Espaço Robótica durante todo o dia. Também houveram minicursos de Empreendimento, Expressões Regulares, Firefox OS e outros.

A Latinoware teve seu último dia da edição 2013 nesta sexta-feira (18) e aconteceu no Parque Tecnológico Itaipu, dentro da área da Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu, no Paraná. No próximo ano tem mais!

Tags: Latinoware, Notícias

Você também vai gostar

Leia também!