Notícias

Google lança parceria com montadoras para levar o Android de vez ao seu carro

O Google anunciou a criação da Open Automotive Alliance (OAA), uma parceria da gigante de buscas com a Audi, GM, Honda e Hyundai, para levar o Android às ruas ainda em 2014. A aliança planeja desenvolver novas ferramentas que auxiliem a integração do Android nos sistemas de entretenimento dos carros.

No anúncio, publicado no blog oficial do Android, o Google divulgou que a parceria “mira acelerar a inovação automotiva, com uma abordagem que oferece abertura, personalização e escala.”  O objetivo, segundo a empresa, é levar o melhor do Android para o automóvel, tornando o ato de dirigir “mais seguro, fácil e agradável para todos”. A princípio, os planos são oferecer ferramentas que facilitem aos desenvolvedores incluir modos veiculares mais completos em seus aplicativos. Rumores já haviam sido publicados indicando que o Google estaria trabalhando em parceria com a Audi.

google-oaa

Embarcar nos carros os sistemas móveis que já conhecemos não é uma novidade. Os primeiros carros com integração completa com a Siri, do iOS, tendem a começar a aparecer ainda neste ano, após o anúncio da Apple, em 2012, da sua própria parceria com montadoras como BMW, Mercedes, Jaguar, Audi e Land Rover. O Google também anunciou que tem trabalhando com as agências de segurança e regulamentação de trânsito norte-americanas para garantir que o sistema seja seguro de usar nos veículos.

Será que veremos uma versão do Candy Crush para ser jogada no banco do passageiro? Ou teremos que fazer root no veículo para fazê-lo funcionar antes de trabalhar? Piadas (ruins) à parte, tudo indica que algumas das principais inovações tecnológicas dos próximos anos virão à quatro rodas. [The Verge, Google]

 

Tags: android, Google

Você também vai gostar

Leia também!