Notícias

CES 2014 – Novidades antes da abertura oficial

Apesar da abertura oficial ser apenas no dia 7/1, podemos dizer que, na prática, a CES 2014 – Consumer Electronics Show 2014 – começou hoje. Ontem já houve um evento de apresentação da feira para a imprensa, mas hoje vários pesos pesados da indústria eletrônica fizeram lançamentos. Eu pretendia cobrir a CES este ano e até me registrei como imprensa no site do evento, porém, faltou tempo ($$$) para  comparecer a essa verdadeira festa em Las Vegas!

Isso não quer dizer que não vamos falar dos principais lençamentos da CES 2014. A equipe do Guia vai postar o que acharmos mais interessante. Não esperem aquela cobertura que tenta falar de TODOS os lançamentos.  Aliás, mesmo que eu estivesse lá em Vegas, seria impossível olhar tudo! Eu já estive lá duas vezes e posso afirmar que é quase impossível visitar cada um dos stands da feira. Tem que focar mesmo no que é mais importante e interessante.

CES2014
CES2014

Falando nisso aí vai um resumo do que eu considerei relevante neste primeiro dia (até às 22hs do horário brasileiro de verão):

Nvidia – A Nvidia anunciou um novo superchip destinado ao mercado mobile – o Tegra K1 – a quinta geração da família Tegra. Com 192 núcleos promete desempenho gráfico semelhante ao de placas de vídeo para PC em celulares e tablets, obviamente com consumo de energia muito baixo. Em sua apresentaçao para a imprensa, o  CEO da companhia, Jen-Hsun Huang, o novo chip é mais poderoso que o hardware presente nos consoles PS3 e Xbox 360, e com um consumo 20 vezes menor. A Nvidia não é boba e sabe que o mercado de PCs está encolhendo, enquando que o mobile cresce de maneira exponencial, por isso apesar de não ter abandonado os PCs “de mesa” está dando muita importancia a área mobile.

nvidia-tegra-k1-processor-chip-image-540x334

Intel – Sinceramente esperava mais da apresentação da Intel. Durante o IDF 2013 tive a oportunidade de testar a sua nova linha de chips para o mercado mobile e pude comprovar o excelente trabalho da companhia que produziu chips da familia “bay trail” com excelente desempenho e baixíssimo consumo. Porém, a apresentação de hoje falou mais de interação homem/máquina onde tecnologia de reconhecimento de imagem, gestos, voz etc substituirão a dupla teclado/mouse.  No IDF a Intel previu que no Natal de 2013 haveriam vários dispositivos (tablets, pricipalmente) “Intel bay trail inside”. Porém, não é isso que o mercado está mostrando. A companhia tem tecnologia e já demonstrou que é capaz de se adequar às mudanças, mas parece que ainda não conseguiu no mercado mobile o sucesso que tem no mercado PC.

Samsung e LG – Como sempre as coreanas mostraram lançamentos na área de TV com aparelhos de telas curvas, 3D, resolução 4K, tecnologia OLED etc. A Samsung apresentou também sua linha “Pro” da linha Galaxy Tab com resoluções que chegam a 2.560 x 1.600 pixels e a LG mostrou o seu gadget para quem quer ficar em forma – a Lifeband Touch – uma pulseira no estilo Nike+ ou Fitbit. Ambas também apresentaram sua linha de eletrodomésticos como refrigeradores, máquinas de lavar etc.

 LG lifeband
LG lifeband

Bem, isso foi o que achei de mais relevante no dia de hoje. Vou aproveitar este fim de noite para checar as centenas de e-mails que recebi hoje convidando para conhecer novos produtos (estou no mailing da imprensa!). Quem sabe eu encontro algo interessante? Um grande abraço e até amanhã!

Tags: CES 2014, Gadgets, Hardware, Internet

Você também vai gostar

Leia também!