Notícias

Intel anuncia computador do tamanho de um cartão SD

A Intel anunciou hoje na CES 2014 o Edison, um computador do tamanho de um cartão SD. Isso mesmo: um PC que poderia caber dentro da sua câmera digital. Ele roda Linux, tem potência equivalente a um processador Pentium tradicional e conexões Wi-fi e Bluetooth. Segundo a Intel, o Edison estará disponível em meados de 2014, mas, por enquanto, apenas para desenvolvedores.

intel-edison-2-1020_large_verge_medium_landscape

O computador foi criado com um SoC (System on a Chip) Quark dual core, de 22 nanômetros e frequência de 400MHz. Ainda não sabemos qual distribuição Linux ele rodará, mas a empresa já adiantou que o Edison terá uma loja de aplicativos exclusiva, e virá com uma versão especial do programa matemático Wolfram.

A demonstração foi feita com uma espécie de “babá 2.0”. O bebê vestia um macacão Mimo, que possui vários sensores para monitorar a saúde da criança. Ao detectar algumas alterações, como de temperatura, um sensor led era ativado em uma caneca. A luz vermelha, por exemplo, é um sinal de alerta. Em outro exemplo, caso o bebê começasse a ficar agitado, o aparelho poderia enviar um sinal para começar a aquecer a mamadeira da criança.

intel-edison-560

O foco, segundo a empresa, são os desenvolvedores e o novo (e promissor) mercado de gadgets vestíveis. Ele não tem um poder de processamento elevado, mas já dá para começar a imaginar a quantidade de aplicações e inovações que ele pode proporcionar graças ao seu tamanho e versatilidade. Não foram divulgados maiores detalhes, como preço. No entanto, a Intel divulgou a competição Make it Weareable, que irá premiar as ideias mais inovadoras para produtos tecnológicos vestíveis. Segundo a empresa, o minicomputador Edison estará disponível em meados de 2014.

Tags: CES 2014, Intel

Você também vai gostar

Leia também!