Dicas e tutoriais

Crie o seu próprio HD externo usando uma gaveta USB

É sempre difícil saber qual o melhor upgrade que se pode fazer em uma máquina para melhorar o desempenho. Se a máquina tem menos que 2 GB de memória RAM, um upgrade de RAM para 4 GB (ou mais) será a melhor opção. Atualmente é bastante comum termos micros com 4 GB de RAM e, neste caso, acho que a melhor upgrade para ganhar desempenho é trocar o HD da máquina por um SSD.

De maneira muito simplificada, podemos definir um SSD como um “HD feito de memória”. É um dispositivo de armazenamento constituído por chips e não por discos magnéticos que giram. Por isso, a velocidade de leitura e escrita do SSD é muito maior do que a de um HD. Isso faz com que os programas carreguem muito mais rápido, que o tempo de BOOT da máquina seja ridiculamente pequeno, etc. Infelizmente o SSD ainda é caro, mas os preços tendem a baixar.

Quem experimenta um SSD na máquina nunca mais quer saber de HD! Na minha última viagem aos EUA comprei um ultrabook que vinha com um conjunto SSD (32 GB) + HD 500 GB. Os fabricantes de computadores tem usado esta solução para baratear os custos, mas um SSD único de 128 GB ou superior vai ter melhor desempenho.

Assim que tive a oportunidade, troquei o HD do ultrabook por um SSD de 256 GB. Mas o que fazer com o HD de 500 GB que foi substituído? Eu poderia vendê-lo para ajudar a pagar o SSD, mas preferi transformá-lo em um HD externo com o auxílio de uma gaveta USB para HD padrão notebook (2,5 polegadas).

Gaveta  USB Iocrest
Gaveta USB Iocrest

Escolhi um modelo no site DealExtreme que demorou quase 60 dias para chegar. Posso dizer que fiquei muito satisfeito com o produto. A gaveta escolhida é compatível com o padrão USB 3.0 (e também com USB 2.0) e aceita HDs de 2,5 polegadas no padrão SATA. É muito bem acabada e não necessita de ferramentas e parafusos para prender o HD em seu interior. Foi só colocar o HD que eu havia retirado do ultrabook na gaveta e conectá-la na porta USB. Ela foi reconhecida quase instantâneamente e já estava pronta para o uso.

Além de ser uma dica para quem quer trocar o HD do notebook, pode também ser útil para quem tem um HD de notebook (2,5 polegadas) “encostado” em casa. Aqui no Brasil os preços de HDs para notebook costumam ser altos, mas mesmo assim, arrisco dizer que sai mais barato comprar uma gaveta dessas e um HD “avulso” e  criar o seu próprio HD externo. Espero que tenham gostado da dica. Um grande abraço!

Tags: Gadgets

Você também vai gostar

Leia também!